This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    segunda-feira, outubro 09, 2023

    Spbre ação e reação

     

    de João Koatz Miragaya

    Sobre ação e reação, um🧵.
    Muita gente está justificando a ação do Hamas e da Jihad Islâmica. Seria justo e natural o que fizeram ontem, pois Israel os submete a um regime de ocupação colonialista, e é responsável por atrocidades muito maiores.

    Então vamos por partes.
    O Hamas e a Jihad Islâmica sequer existiam antes da ocupação israelense, então é um fato que eles são resultado da ocupação. Em outras palavras, a opressão ajudou a fomentar a criação destes grupos. É uma consequência natural

    Portanto, Israel tem responsabilidade tanto quanto ao surgimento destes grupos, quanto ao seu fortalecimento. Especialmente os últimos governos, que fizeram de tudo para enfraquecer os grupos mais moderados e seculares, e minou a esperança do povo palestino.

    Portanto, é correto dizer que estamos colhendo o que nossos governos plantaram desde 1967, com construção de assentamentos, afrontas aos direitos humanos, humilhações, vergonhas e violência com episódios constantes de mortes e prisões arbitrárias

    Mas explicar não é semelhante a justificar.
    O Hamas e a Jihad Islâmica usam de meios terroristas: ataque indiscriminado contra civis, e se escondem no meio de civis, colocando-os em risco. Ontem foi uma carnificina.

    Foram pelo menos 600 israelenses mortos, dos quais 27 eram soldados e 32 policiais. Ou seja, todos os outros eram civis, na maioria das vezes, indefesos. Entraram cidadezinhas e atiraram contra quem viam na frente, puseram fogo em casas com gente dentro.

    O alvo não eram as forças do Estado. O alvo não eram os soldados, o exército de ocupação, as autoridades. O alvo era tudo o que viam pela frente. Não mataram mais porque não tiveram no controle por mais tempo. Isso é uma reação razoável e justificada?

    "Ah, mas o exército de Israel também mata civis". É verdade, isso é terrível. E eu não acho que há danos colaterais razoáveis quando um só civil é morto. Não sou daqueles que culpam o inimigo pelas mortes que causamos. Nunca fui. Mesmo o inimigo mais covarde

    Mas nem nos piores bombardeios das piores operações em Gaza ou nas intifadas, o poderoso exército de Israel causou tantas mortes num só dia. "Mas Israel matou mais." Sim, e dessa vez vai matar mais também. Bem mais. E isso é terrível.

    Mas dessa vez nós pudemos ter uma noção do que o Hamas faria se houvesse igualdade de forças. O objetivo deles não é combater a ocupação e os seus meios não são legítimos. O objetivo deles (declaradamente) é lançar os judeus ao mar, e seus meios são a morte.

    Na prática, o pior da história segue sendo Israel, porque o conflito não é simétrico e não é só entre o IDF e o Hamas, envolve as populações civis e os governos. E a ocupação acaba reprimindo os palestinos dia a dia, enquanto os israelenses vivem próximo à normalidade

    Eu tive ontem um conhecido morto, e estou com outro conhecido desaparecido. Isso é muito angustiante. E vivo a tensão de uma guerra no norte com o Hezbollah, que pode colocar eu e minha família em perigo iminente, pela região onde eu moro

    Você, que acha engraçado comemorar mortes porque são de israelenses, da potência opressora. Ou você que acha legítimo que matem civis israelenses, porque civis palestinos são mortos em muito maior número, só acha isso porque está aí com seu telefone a 10 mil km daqui.

    Achar a barbárie uma coisa engraçada é típico de quem não está inserido nela. Não saber o que é correr com seus filhos pequenos pra um abrigo anti mísseis (ou pra escada do prédio) e depois tê-los com pós-trauma não tem graça nenhuma.

    Uma pessoa que debocha e faz pouco caso do sofrimento de crianças é uma pessoa ruim. "Ah, quem dera as crianças palestinas tivessem um bunker pra se proteger". Eu também acho. Quem dera. E ainda assim eu teria pena delas

    O que o Hamas fez ontem não coloca os dois lados em igualdade de condições. A ocupação e a opressão precisam acabar, um Estado palestino independente e soberano precisa ser criado urgente. E isso é responsabilidade de Israel.

    Mas, mesmo não estando em igualdade, você não precisa ironizar nem fazer pouco caso da morte de civis do lado mais forte. Não são os ministros secos por sangue do governo Netanyahu quem está morrendo, são, em geral, habitantes pobres do sul do país.

    E todos nós sabemos o que acontece quando incentivamos o ódio nacionalista. Acaba a solidariedade entre os povos, a consciência de classe vai pro caralho, e o fascismo florece.
    Não seja parte disso

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER