This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    domingo, agosto 06, 2023

    O agro não poupa ninguém

     

     " Não é porque eu sou da roça que eu não rodo no asfalto/ eu posso até andar de car- ro, mas prefiro o meu cavalo/ não é por- que eu gosto de bota que eu não posso an- dar de salto/ eu gosto do cantar do galo, mas prefiro som no talo/ DJ, essa batida tá espetacular, canta Castela, em um trecho da música Néon.A boiadeira é o carro-che- fe da Agroplay, produtora do Paraná que a descobriu e a lançou no mercado da mú- sica. A empresa desenvolve seu trabalho com um claro direcionamento ideológico na sua produção artística. Os jovens can- tores patrocinados emprestam sua voz e carisma para vocalizar uma “realidade” que tende a conquistar mentes e corações em prol do campo. Os próprios sócios da Agroplay, Raphael Soares e Rodolfo Alessi, são cantores sertanejos e autores de músi- cas ufanistas em relação ao agronegócio. Canções como Hino Agro ou A Roça Venceu mostram não apenas um cam- po promissor, mas rivalizam com a cida- de grande, tentando se mostrar superio- res aos grandes centros, uma guerra cul- tural entre agroboys e playboys. 

    A pesqui- sadora Ana Manoela Chã, autora do livro Agronegócio e Indústria Cultural – Estra- tégias das Empresas Para a Construção da Hegemonia, explica que a modernização do campo foi transportada para a comu- nicação, seja na publicidade, seja nos pro- gramas televisivos ou na música. “As raí- zes caipiras que tinham inspiração num interior bucólico e atrasado foram perden- do espaço para um campo que se tecnifi- cou. Se a gente pode olhar para a agricul- tura como um grande show, com maqui- nários, grandes extensões de plantações da mesma cor, com desenhos que podem ser vistos de avião e que têm formas geo- métricas curiosas, o sertanejo trouxe is- so também para a música, essa coisa ele- trificada do grande show que hoje se faz dentro da plantação de milho transgêni- co. Do ponto de vista cultural, o agronejo se apresenta como um porta-voz do agro.” "

     

     LEIA REPORTAGEM DE FABIOLA MENDONÇA


     

     

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER