De olho na (má) foto.
de LILIA SCHWARCZ
De olho na (má) foto. Tiranos, ditadores e líderes autoritários sempre se valeram de fotos; todas cuidadosamente construídas, mas cuja aparência passa ideia de naturalidade. É como se não existisse fotógrafo e fôssemos nós as testemunhas.
O casal Bolsonaro não está mais no poder. Mas não perde uma oportunidade para aparecer. O ex-presidente continua no exterior; já a ex-primeira-dama chegou a Orlando, na terça-feira,
acompanhada do amigo e maquiador uruguaio Agustin Fernandez. O objetivo é comemorar seu aniversário e o do marido. Bolsonaro comemora 68 anos em 21 de março; Michelle 41 no dia seguinte.
Se essa é a intenção oficial, a não oficial é passar a imagem de que não há crise! Não sabemos quem é o fotógrafo, mas no centro está o “casal amoroso”, pretensamente flagrado no momento do reencontro.
Michelle, eternamente “princesa”, oferece seu melhor ângulo. Jair traz a face tensa, denotando artificialidade que é completada pelo celular mantido na mão esquerda. Nem nessa hora larga o aparelho?
De pé, o fiel escudeiro Augustin Fernandez. Ele finge olhar o celular, mas, na verdade quer evidenciar a capa do seu IPhone que traz uma vela. Pura mensagem cifrada, pois, em postagem para Instagram, ele disse não querer segurar vela”.
Agora o boné vermelho — cor dos republicanos, partido conservador de Trump —, que traz a frase: “make America great again”.
O dito antigo foi retomado pelos políticos de ultradireita e seus simpatizantes, para afirmar que a América seria Wasp (White Anglo-Saxon Protestants) — apenas dos primeiros colonizadores protestantes, brancos e ingleses. O objetivo é supremacista e racista, pretendendo expulsar negros, indígenas, asiáticos, caribenhos da “grande nação norte-americana”.
A foto é óbvia na tentativa de comover e passar a impressão que tudo anda bem no vida desse casal que na realidade sofre vários processos. O último envolvendo “um presente das arábias”.
Aliás, se tudo está tão normal, porque Jair não vem pra cá, ao invés de Michelle ir pra lá. “Há algo de podre” no conto de fadas fake do casal Bolsonaro. Que cafona!!!! (Obrigada @veramagalhaesjornalista)