This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, fevereiro 16, 2023

    Um calendário das tretas carnavalescas para 2023

     



    Flávia Boggio


    Carnaval começa oficialmente sábado e milhões de foliões já estão disputando as melhores agendas de blocos, trios e escolas de samba para aproveitar ao máximo "maior show da Terra"

    Mas se engana quem acha que o evento é só alegria. Muitos, em vez de beber e beijar na boca, preferem gastar a temporada em discussões intermináveis para definir o que é permitido ou não.

    O folião —se é que esse termo ainda é permitido— não sabe se vai "foliar" ou se cairá na sessão de "Certo e Errado" da revista Capricho. Com tantas pautas para discussão, foi criado o Calendário de Tretas Carnavalescas 2023. Pegue sua agenda e abrace a sua:

    Ainda hoje, acontece a treta "É bloco ou bloquinho?", com cariocas, proibindo o uso do diminutivo na palavra "bloco", contra os paulistas, que insistem em chamar tudo de "bloquinho". Como dizem no Rio, o "pau vai comer solto" nessa treta.

    No dia 18 de fevereiro começa o confronto "Homem vestido de mulher: diversão ou machismo?". O objetivo é discutir se o ato tem um tom de chacota às mulheres ou se são apenas homens héteros que assaltaram o guarda-roupas da mãe.

    Na ilustração de Galvão Bertazzi tem um bloco de carnaval sem cores, sem música e sem alegria. Os foliões transitam sérios pela avenida levantando um estandarte onde se lê BLOCO DO NÃO PODE NADA. Um rapaz diz EI! NÃO PODE SORRIR! para uma garota sorridente

    A treta "Glitter: agente do apocalipse climático?" foi marcada para o dia 19, após um folião colocar um brilho no rosto e aparecer a Greta Thunberg de dentro de sua pia perguntando: "Esse glitter é ecológico?".

    Já a treta "Fantasia de indígena: homenagem ou apropriação cultural?" acontece no dia 20 de fevereiro. Pessoas contra o uso de adereços de povos originários brigam com pessoas de cocar. Se der tempo, encaixam o conflito "Pode usar a palavra 'índio'?".

    Já no dia 21, a pauta é "Copo Stanley, garantia de cerveja gelada ou coisa de boy?". Foliões que usam o copo estilo Stanley, preferido pelos jogadores de beach tennis e faria-limers, enfrentam apreciadores de cerveja latão, impossível de manter gelada no calor de 40º. Em seguida, entra a pauta "Folião rico tomando corote: direito ou apropriação cultural dos despossuídos?".

    Na Quarta-feira de Cinzas, acontece a treta "Patriota cantando 'Vou festejar': pode?". Conservadores radicais que adoram Beth Carvalho, mas ignoram a história da cantora, tretam com o resto dos foliões para decidir se estão errados ou completamente equivocados.

    Voltamos a qualquer momento com novas datas de tretas.

    FOLHA 

    ilustração: GALVAO BERTAZZI 




    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER