This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    domingo, novembro 27, 2022

    Felicidade cristalina, leve, livre e solta

     


    Dorrit Harazim

     F. Scott Fitzgerald dizia não acreditar muito na felicidade. Nem na miséria humana, por sinal. “São coisas que você vê no palco, nas telas de cinema ou em livro. Mas elas nunca acontecem de fato na sua vida”, escreveu em 1933. Talvez o celebrado autor de “O grande Gatsby” não tenha sido posto à prova. Fosse ele brasileiro votante em 2022 e tivesse conseguido barrar nas urnas a reeleição do presidente Jair Bolsonaro, Fitzgerald talvez concordasse que a vida real comporta, sim, momentos de real felicidade. E, se tivesse podido assistir ao gol voador de Richarlison na Copa do Mundo do Catar, na tarde de quinta-feira, dificilmente resistiria ao arrastão de alegria, felicidade e júbilo que contaminou a nação. Houve os que resistiram, aglomerados em frente a quartéis e abduzidos pela miragem de uma reviravolta golpista. Jamais saberão o que perderam: o instante certo para estar do lado certo da História.

    Foi tudo sem alarde nem aviso prévio. O verde e amarelo, a camisa canarinho, a bandeira do Brasil sequestrados com eficácia pelo bolsonarismo ao longo de quatro anos voltaram naturalmente aos ombros, peitos e mãos da maioria dos brasileiros. Não de imediato. Como garantir que os símbolos nacionais haviam de fato perdido a mitologia extremista que lhes fora imposta pela propaganda “Deus, pátria e família”? A Copa do Catar acabou servindo de ocasião ideal para todo democrata gostar de se enrolar nas cores nacionais sem medo de ser confundido com golpista radicalizado. E coube ao capixaba Richarlison de Andrade pegar esse Brasil ainda inseguro e presenteá-lo com felicidade cristalina, leve, livre e solta —em campo, com a marcação de dois gols, e fora dele, na vida.


    Narigão adunco, cara que parece amarrada quando sério, cabelo oxigenado, uma sobrancelha entrecortada e tatuagens pelo corpo, Richarlison é o brincalhão que devemos levar a sério e de quem dá gosto de se orgulhar. Aos 25 anos, é craque em campo sem precisar ser adulado como herói. Sabe ter sido o atacante certo para a jogada certa no momento certo da estreia. E nós aprendemos que ele também é o cidadão certo para este Brasil em transição tão necessitado de reposição de valores.


    Desde seu voleio com o pé à la façon de um traço certeiro de Salvador Dalí com o pincel, Richarlison passa por uma espécie de “descoberta do Brasil”. Seu posicionamento pessoal e estatura cívica destravaram o merecido ranço da torcida nacional com a egolatria sem noção, mau humor e exibicionismo social de tantos ídolos canarinhos. Nunca fez alarde de seu trabalho comunitário, cuja extensão só agora vem à tona. E, apesar de viver e jogar na Europa , está antenado nas dores do país.

    — Parece que a gente não tem saída. Nem no Dia da Consciência Negra. Aliás, que consciência? — indagou ao saber do espancamento até a morte de João Alberto Freitas, negro, por seguranças a serviço do supermercado Carrefour de Porto Alegre, dois anos atrás.

    Também em 2020, quando o Amapá registrou mais de 20 dias sem energia elétrica, o camisa 9 dedicou o gol de cabeça e a vitória de 2 a 0 sobre o Uruguai nas eliminatórias sul-americanas a “todas as pessoas do Amapá que estão sofrendo muito”. “Como cidadão brasileiro, peço que as autoridades se pronunciem, o povo está sofrendo e poderiam dar atenção a mais. Peço que possam olhar com carinho, são cidadãos de bem, estão lutando. Imposto é muito caro, comida é muito cara e, agora, mais esse sofrimento”, disse. Passados dois anos, 13 municípios do mesmo estado amazônico sofreram novo apagão pouco antes da estreia do Brasil e de Richarlison no Catar. Por sorte, a interrupção de energia foi breve, e os torcedores do Amapá puderam ter a felicidade de ver os 2 gols do craque. Ou, como escreveu Martín Fernandez no GLOBO: “Feliz deve ser Milos Veljkovic, o zagueiro sérvio: presenciou o gol mais bonito da Copa do Mundo a dois metros de distância, atônito, incrédulo, e ainda deu as costas ao artista para ver a bola encher as redes”.

    Enquanto isso, em Brasília, uma militância bolsonarista encharcada de chuva e empedernida de insensatez se mantinha concentrada na Praça dos Cristais em frente ao Quartel-General do Exército. Vestiam a camisa 10 de um outro Brasil, o de Neymar, e davam as costas ao Mundial. “Dane-se a Copa: o verdadeiro jogo é contra o comunismo”, dizia um cartaz. Confundidos com o retorno das coresGLOBOacionais ao abraço da maioria, alguns militantes optaram por se vestir de preto, mais condizente com a cartilha miliciana. Não devem estar felizes. 

     GLOBO

     

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER