This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    domingo, novembro 27, 2022

    Enfraquecimento e radicalização do bolsonarismo

     

    MARIA CARLOTTO

    / A decisão de ontem do Ministro Alexandre de Moraes, favorável ao pedido do PP e do Republicanos para serem excluídos da multa de R$22,9 milhões, que agora fica só com o PL, não surpreende.

    2/ Independentemente das razões jurídicas mais ou menos justificadas (e até acho que são justificadas), politicamente, o efeito é isolar ainda mais os radicais bolsonaristas que que se concentraram no PL, atraindo o PP e o Republicanos para uma ala direita mais tradicional.
    3/ Essa direita tradicional não tem propriamente um compromisso inabalável com a democracia, ao contrário. Porém, neste momento, esses setores entenderam que a eleição de 2022 é página virada e que não adianta insistir na subversão do resultado.
    4/ PP é o Partido de Ciro Nogueira, que apesar da oposição virulenta que tem feito, inclusive à equipe de transição de quem é o interlocutor institucional, foi o primeiro nome do governo a dizer que sim, teria transição.
    5/ Mais importante ainda, o PP é o partido de Arthur Lira, que não só reconheceu imediatamente o resultado das eleições.em nome da Câmara, como está em plena negociação com o novo governo. Já anunciou que não vai instalar CPI de abuso de autoridade alguma.
    6/ O Republicanos é o partido de Tarcísio, que, na transição em São Paulo, está operando para isolar o PL e os bolsonaristas, chamando Kassab, do PSD, para homem forte do seu governo.
    7/ Tarcísio chegou ao ponto de fundir secretarias para dar menos espaço para os bolsonaristas no seu governo, a começar por Ricardo Salles.
    8/ Sem me alongar muito, o que eu depreendo de tudo isso e que PP, Republicanos e PL, que formaram a coligação de Bolsonaro, vão seguir rumos cada vez mais diferentes daqui para frente, o que contribui para isolar ainda mais Bolsonaro, pelo menos institucionalmente.
    9/ Quanto mais isolado do sistema político, mais Bolsonaro vai precisar apostar na mobilização política do seu núcleo duro. Por isso, a tendência é que o bolsonarismo navegue, por mais tempo, ondas radicais.
    10/ E quanto mais radicais forem essas ondas, mais a direita articulada no PP e no Republicanos tenderão a se afastar do bolsonarismo.
    11/ Em suma, a intensificação do movimento bolsonarista em torno de si mesmo, que deve ocorrer daqui para frente, vai centrifugar forças políticas menos radicais, para fora da sua órbita de influência o que, acho, deve radicalizá-los ainda mais, num círculo vicioso de desespero.
    12/ A pergunta que fica é: qual será a forma e o conteúdo dessa radicalização nesse cenário de enfraquecimento crescente do bolsonarismo? Não me surpreenderei se antes da metade do próximo ano, muitos estejam presos.
    13/ Por um lado, isso é ótimo porque eles realmente ameaçam a democracia brasileira numa escala inédita. Por outro, terá como efeito redimir forças que são tão responsáveis pelo bolsonarismo quanto o próprio Bolsonaro. Dá-lhe conciliação no horizonte.
    Eu fico com advertência de Florestan Fernandes: quando não se rompe com o passado, este reaparece a cada passo do caminho para cobrar o seu preço.

     

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER