This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    segunda-feira, outubro 17, 2022

    Lendas do nosso folclore: a direita democrática

     Arnaldo Branco

    Minha lenda brasileira favorita é a direita democrática. Muita gente reclama, dizendo que não é lenda, que ela é real. Mas se formos analisar a História não há registro que tenha se manifestado nenhuma vez em sua forma corpórea.

    Direita do tipo comum a gente sempre teve, e testemunhamos suas várias encarnações nas vezes em que venceu as eleições. Mas sempre que perdeu, não fomos agraciados com a presença dessa versão light que alguns dizem que existe, a tal da direita democrática.

    Por exemplo: um dos maiores heróis da direita brasileira é o Carlos Lacerda, famoso por ser o melhor presidente que o Brasil nunca teve. Mas não dá para dizer que ele era um representante da direita democrática: tentou comandar golpes em 1954 e 55 e quando finalmente emplacou um, em 64, levou um golpe do golpe.

    Acho que a direita quer que a gente considere ela democrática porque costuma participar das eleições. Daí a respeitar resultado é pedir demais.

    Houve uma vez em que tentaram conjurar a direita democrática. Em 1984, com o regime militar já pela bola sete e com o povo nas ruas pedindo eleições diretas para presidente, era só a direita democrática - na forma de seus representantes civis - aparecer para aprovar a emenda Dante de Oliveira. Mas apesar de muita reza e muita mandinga, não rolou.

    Agora a direita democrática está tendo uma nova chance de se materializar entre nós. Mas quando a gente acha que figuras como Romeu Zema e Rodrigo Garcia vão servir de médiuns dessa entidade misteriosa, eles vão lá e apoiam o fascismo.

    Vi alguém dizendo outro dia: o fascismo é o botão de emergência do capitalismo. Tô começando a achar que é o estado natural.

    CONFORME SOLICITADO
    assine a newsletter
    https://conformesolicitado.substack.com/

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER