This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    domingo, agosto 14, 2022

    Orgulho e reparação: editoras e academia resgatam o pensamento de mulheres filósofas

     

     "Quase ninguém se lembra, mas Sócrates, aquele sábio que perambulava por Atenas repetindo perguntas tão inconvenientes que acabou condenado à morte, aprendeu a pensar filosoficamente sobre o amor com uma mulher: a sacerdotisa Diotima de Mantineia. Ele próprio presta homenagem à professora no diálogo “O banquete”, de Platão.

    Assim como outras tantas mulheres, Diotima é uma presença incomum nos compêndios de filosofia —e não é raro que pensadoras só deem as caras nos livros escolares quando têm alguma relação com um filósofo homem. Émilie du Châtelet, por exemplo, escreveu sobre a existência de Deus, a origem do conhecimento e o movimento dos corpos, mas ainda é tratada como amante de Voltaire. Arguta pensadora política, Harriet Taylor Mill é apenas “a mulher de John Stuart Mill”, este sim um filósofo da liberdade. E até a célebre Simone de Beauvoir é às vezes mais lembrada por ter sido companheira de Jean-Paul Sartre do que por sua obra filosófica, cada vez mais apreciada."


    leeia resenha de Ruan de Sousa Gabriel

    Orgulho e reparação: editoras e academia resgatam o pensamento de mulheres filósofas – UFW – Ano V

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER