Redes de influenciadores evangélicos
de ORLANDO CALHEIROS
O atual cenário é o seguinte: as igrejas estão se mobilizando - junto com influenciadores evangélicos - para que os jovens das congregações tirem o título e participem ativamente da campanha eleitoral. Estamos falando de muitos votos!
Muita gente não entende o tamanho dessa rede de influenciadores evangélicos, vai desde uma galera que fala coisas como "a rede globo é serva do príncipe negro" a gente que fica dançando de biquíni e vez ou outra fala que escolheu esperar.
O público jovem que é abarcado por isso é muito maior e, importante, bem mais diverso do que normalmente imaginamos.
Em paralelo, grupos Bolsonaristas estão se mobilizando para ocupar todas as redes possíveis: isso vai desde a criação de contas em diversas plataformas (como kwai e twitter) - muitas pessoas reais estão realmente entrando nas redes por isso - até a produção de conteúdo financiado
O problema não é apenas "dinheiro", é estratégia. A direita bolsonarista tem uma estratégia bem clara - e eficaz - de ocupação do ecossistema informacional, especialmente redes sociais, promovendo a "multifacetação" do Bolsonarismo.
Por exemplo, insisto sempre, o Bolsonaro dos grupos intervencionistas não é o mesmo dos grupos de influenciadores evangélicos e por ai vai. Ocupar redes de difusão ampla, como o twitter e o kwai ajuda a manter esse efeito.
Enquanto isso o nosso lado ainda está na produção de memes. 
