O marketing por trás dos discursos de Zelensky
"Orysia Lutsevych, gerente do fórum da Ucrânia no think tank de política externa Chatham House, disse que a carreira anterior de Zelensky como ator e comediante foi fundamental para seu sucesso. Os espectadores estavam acostumados a vê-lo em diferentes papéis na televisão e, portanto, puderam aceitá-lo como “comandante-chefe em uma camiseta” – um feito que escapa aos políticos mais convencionais.
“Eles sabem que ele pode se transformar. Ele é como a metamorfose Zelenskiy”, disse ela. “Ele é um estadista moderno que veio do entretenimento. Ele está em seu elemento. As pessoas ao seu redor entendem o poder da narrativa durante uma guerra. Depois dos horrores de Bucha, é importante ter uma história estimulante. O naufrágio do Moskva é um símbolo poderoso.”
Lutsevych disse que Zelenskiy e seus co-escritores criaram um senso de “missão histórica”, que ligava a atual luta da Ucrânia com batalhas anteriores contra Moscou. Eles também eram bem versados na cultura pop, apresentando a guerra como “luz versus escuridão”. Neste drama ao estilo do Senhor dos Anéis, os soldados russos eram “orcs” e Putin um Sauron invisível.
Muitos dos conselheiros seniores de Zelensky vêm da televisão e trabalharam com ele em Kvartal-95, seu estúdio de produção. Suas tentativas de ganhar apoio global são ajudadas pela natureza clara da invasão da Rússia. A Ucrânia é a vítima. É lutar pela sobrevivência. Isso faz de Zelenskiy o líder do que o cientista político Ivan Krastev chama de “constelação romântica”."
mais no artigo de Luke Harding