This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, abril 28, 2022

    Bolsonaro e generais são uma coisa só

     

    Vinicius Sassine

    O mandato de Jair Bolsonaro teve um efeito pedagógico. Serviu para que se enxergasse às claras: Bolsonaro e generais do Exército são uma coisa só.

    Ninguém modera ninguém; visões de mundo são coincidentes; cargos e benesses pavimentam a união.

    É por isso que o general Mourão, o vice, ri da tortura. E que o general Mattos, presidente do STM, debocha das evidências de tortura na ditadura.

    Os militares comemoram o golpe de 64. Oficialmente. Ordens do dia foram repassadas aos quartéis pelo ministro da Defesa; já o fizeram os generais Azevedo e Silva e Braga Netto. Comandantes, como os generais Pujol e Paulo Sérgio, subscreveram as ordens.

    Generais no Congresso, no Alto Comando ou na Amazônia pensam do mesmo jeito: antropólogos estrangeiros e ONGs estão por trás de demarcações de terras indígenas, de olho em reservas minerais. A teoria conspiratória norteia a defesa do absurdo PL que libera mineração nesses territórios.

    Ataques ao STF são catalisados por generais. Villas Bôas, quando era comandante, emparedou ministros no julgamento que selou a prisão de Lula, em 2018. Ganhou de Bolsonaro um cargo no Planalto; ninguém sabe o que ele faz.

    Braga Netto usou o cargo de ministro da Defesa para solapar hierarquia e disciplina quando garantiu o perdão a Pazuello. Como forma de incendiar a relação com o Supremo, o general batalhou pelo perdão a Daniel Silveira.

    Já o atual titular da Defesa foi para o confronto direto com um ministro do STF ignorando o óbvio: Bolsonaro usa o Exército para mentir e atacar as urnas eletrônicas.

    Na ativa, generais são avessos a transparência e crítica. Na pandemia, desobrigaram a vacina, espalharam cloroquina e liberaram máscaras antes da hora. Todo mundo faz vista grossa a 'rachadinha' e fantasmas nos gabinetes da família Bolsonaro.

    Não há mais cortina de fumaça: generais são bolsonaristas até a medula. E isto precisa ser levado em conta pelas instituições brasileiras diante da aproximação de outubro.

    folha       


    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER