As guerras do nosso tempo servem para quê?
"Em todos os tempos, as potências imperiais usam as guerras para se expandir. Isso ocorre por meio da exportação dos excedentes militares, religiosos, industriais, financeiros e comerciais. Mas as guerras também foram um dos principais fatores de declínio dessas potências, vide o caso dos persas, macedônios, romanos, germanos, francos, britânicos etc.
As guerras exaurem os excedentes exportáveis, reduzem as capacidades distributivas internas, aumentam os conflitos internos das potências e, por fim, provocam o seu declínio. Em termos militares e/ou políticos, os EUA perderam ou não ganharam as guerras do Vietnã, do Iraque, do Afeganistão e da Síria. Os custos elevadíssimos desses conflitos e com a manutenção da máquina militar são apontados como fatores de declínio relativo dos EUA.
Os russos perderam a guerra no Afeganistão e, mesmo que saiam militarmente vitoriosos da Ucrânia, colherão uma derrota política e econômico-financeira. A Rússia tem capacidade limitada de exportação de excedentes e pode acelerar o declínio de seu poderio. Acrescente-se que a China, que não adota uma estratégia de exportação de excedentes militares por meio de guerras, vem obtendo vantagens relativas de poder tanto em relação aos EUA quanto à Rússia."
mais na coluna de Aldo Fornazieri