This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, abril 21, 2022

    A condenação de Daniel Silveira é uma condenação ao bolsonarismo

     



    Ranier Bragon


    O Supremo Tribunal Federal condenou nesta quarta-feira (20) não só o deputado federal marombado que não via limites até que alguém achou por bem lhe impor algum. O bolsonarismo nasceu, prosperou e se sustenta na constante tarefa de testar limites democráticos, civilizatórios e humanistas.

    A cada forçada, um leve recuo e, novamente, adiante, metodicamente, até que eventualmente um risco no chão seja marcado ou que não haja mais limite.

    Daniel Silveira foi condenado por coagir julgadores e por ameaçar o Estado democrático de Direito. Crimes cometidos aos borbotões pelo bolsonarismo e, claro, Jair Bolsonaro (PL).

    A frase que simboliza o direito à liberdade de expressão —atribuída a Voltaire, embora muito provavelmente ele nunca a tenha dito— é a de que eu não concordo com nada dessas coisas que você diz, mas vou defender até a morte seu direito de dizê-las.

    É um primor da apologia à livre circulação de ideias, da tolerância, do respeito ao contraditório, do amor ao debate, em suma, da certeza de que só no ambiente de liberdade intelectual é possível o avanço civilizatório.

    Ocorre que autoritários e apologistas de ditaduras diversas a usam cinicamente para defender violência e ódio, com o objetivo de que se chegar ao regime ideal em que eu não concordo com nada do que você diz, mas vou manter meu bico devidamente calado.

    Há quem sustente o perigo de essa restrição à liberdade de expressão se voltar contra todos. Esse argumento não leva em conta, porém, o fato de que isso só é possível em regimes de exceção defendidos e louvados justamente pelos espertalhões da liberdade de expressão absoluta.

    O tamanho da pena aplicada nesta quarta repete o erro do lavajatismo purificador, cujas punições superavam a de homicidas. A condenação, contudo, é um importante risco no chão na tentativa de deter o esgarçamento de limites que, infelizmente, continuarão a ser testados por Bolsonaro e o bolsonarismo.

    folha 

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER