This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    terça-feira, março 15, 2022

    Governo trata preço dos combustíveis como emergência eleitoreira

     


    Bruno Boghossian

    Os políticos que mantêm Jair Bolsonaro de pé montaram uma operação para dar fôlego à campanha do presidente. Num pacote generoso, integrantes do governo deram aval a duas propostas no Congresso para cortar tributos sobre combustíveis, criar um auxílio-diesel para caminhoneiros e ampliar subsídios para a compra de gás de cozinha.

    As bondades devem ter um custo estimado em mais de R$ 100 bilhões, segundo o Ministério da Economia –que é contra as medidas. Os cálculos dão uma ideia do buraco em que o Palácio do Planalto enxerga a candidatura de Bolsonaro a esta altura da disputa pela reeleição.

    Aliados do presidente veem o aumento do custo de vida como o ponto mais vulnerável de sua campanha. A inflação deve seguir uma trajetória de queda ao longo deste ano, mas a ala política do governo identificou uma necessidade urgente de despejar dinheiro em medidas que possam atenuar o mal-estar da população com a economia.

    Planalto tentou disfarçar o interesse eleitoreiro, mas deixou suas impressões digitais. Uma das propostas foi escrita no gabinete do ministro da Casa Civil, teve a bênção de Bolsonaro e foi apresentado na Câmara pelo centrão. Outro projeto, no Senado, recebeu o apoio formal de um dos filhos do presidente.

    Nem mesmo os escudeiros palacianos conseguiram explicar o teatro mal ensaiado. O líder de Bolsonaro na Câmara, Ricardo Barros, alegou que o governo é contra a proposta e jogou para o Congresso a responsabilidade pela discussão das medidas. Ele admitiu, no entanto, que o presidente quer zerar os impostos federais sobre os combustíveis.

    O governo recorreu à encenação porque identificou uma emergência política incompatível com o personagem que Bolsonaro pretende levar à campanha. O presidente está disposto a gastar o que for preciso para reduzir suas chances de derrota nas urnas, mas insiste na imagem de um governante austero com o dinheiro público para continuar enganando uma parte do eleitorado.


    folha 

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER