This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    segunda-feira, fevereiro 14, 2022

    Doutrina de Olavo fracassou no poder, mas ainda será útil para Bolsonaro na eleição


    Bruno Boghossian


    Olavo de Carvalho nunca escondeu sua frustração com o desempenho de Jair Bolsonaro no poder. O escritor atacava a hesitação do presidente em tomar medidas autoritárias e reclamava da timidez de uma guerra contra o que chamava de comunismo. Em dezembro, o polemista escreveu que só votaria de novo no capitão "por falta de alternativas".

    A doutrina de Olavo deu instrumentos a Bolsonaro em 2018 para aglutinar grupos que se moviam por sentimentos diversos. A plataforma do autointitulado filósofo uniu setores que se viam ameaçados por transformações sociais, enxergavam uma conspiração mundial liderada pela esquerda e identificavam um país refém de elites políticas.

    Bolsonaro se cercou de ex-alunos de Olavo e instrumentalizou essa visão. Investiu numa agenda ultraconservadora, atacou a inclusão de minorias, aderiu ao conceito de guerra cultural contra adversários políticos e abraçou o discurso antissistema. A cartilha rendeu frutos na eleição e foi transportada para o governo.

    Essa agenda começou a fracassar no momento em que Bolsonaro entrou no Planalto. O governo tentou implantar um projeto baseado no preconceito, na destruição de opositores e na concentração de poderes. Fabricou estragos, erodiu políticas públicas e esvaziou instituições, mas não conseguiu tornar o bolsonarismo uma força dominante.

    Os elementos do olavismo foram ferramentas eficazes de agitação política e ajudaram a consolidar uma base eleitoral modesta. A busca por essa agitação, no entanto, produziu ameaças à sobrevivência de Bolsonaro e empurrou o presidente para uma aliança com o mesmo sistema político que ele prometia desbancar.

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER