This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    segunda-feira, dezembro 20, 2021

    Distribuição do voto evangélico ainda é incógnita para 2022

     

    Bruno Boghossian

    Jair Bolsonaro fez a festa de líderes evangélicos. "Não adianta chorar! Temos um pastor no STF", comemorou o estridente Silas Malafaia após a aprovação da André Mendonça para o tribunal. "Parabéns ao presidente Bolsonaro, que não cedeu a pressões internas e externas", escreveu.

    O presidente não fez lá muito esforço para conquistar votos para Mendonça no Senado –o grosso do corpo a corpo com os parlamentares ficou a cargo dos próprios pastores. Ainda assim, esses líderes devem reconhecer que a caneta de Bolsonaro deu início a todo o processo.

    A parceria que resultou na nomeação de um pastor para o STF é uma relação de mutualismo. As igrejas agora têm um representante direto em um posto estratégico da estrutura do poder. Bolsonaro, por sua vez, espera contar com o apoio incondicional dos líderes religiosos em 2022.

    A tradução desse patrocínio em votos será uma variável importante da próxima eleição. Bolsonaro tem a simpatia das cúpulas das igrejas, mas aparece no primeiro turno com 38% das intenções de voto entre evangélicos, contra 34% de Lula (PT).

    Às vésperas do primeiro turno de 2018, o capitão marcava 42% no mesmo segmento. Fernando Haddad (PT) tinha 16%. Os números sugerem que Bolsonaro conserva boa parte do núcleo evangélico que o apoiou na última eleição e que Lula tem um bônus particular sobre o petismo nessa fatia do eleitorado.

    O ex-presidente credita esse desempenho a fatores econômicos. Num encontro virtual com evangélicos, Lula argumentou que muitos fiéis foram atendidos pelas políticas criadas em seu governo. A ideia é repetir esse discurso na campanha para romper o elo conservador de parte desses eleitores com Bolsonaro.

    Os petistas esperam driblar a influência de líderes religiosos sobre o eleitorado. "Quando fui presidente, não queria governar para um pastor, eu queria governar para o povo", disse Lula. É uma aposta arriscada. O ex-presidente tem rejeição alta entre evangélicos e pode precisar dos pastores para amenizar esse índice

    FOLHA


    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER