This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, novembro 18, 2021

    Biratan Porto deixa legado para a cultura paraense




    Conhecido internacionalmente com mais de 30 prêmios nacionais e internacionais em salões de humor por charges, cartuns, desenhos e máscaras, Bira levava a Amazônia para todos os países, principalmente por um dos temas que mais gostava de trabalhar – o meio ambiente. Em entrevista para o jornal O LIBERAL, no ano passado, durante o lançamento de uma de suas grandes obras, o livro antológico “Biratan, Um Traço no Tempo. 40 anos de humor & artes visuais”, Bira mostrava como aliava os seus traços a um mundo melhor. “Eu acho que se não houvesse os movimentos ambientais e os cartunistas com o seu trabalho, a coisa estava muito pior no planeta”, avaliou Bira. “Os problemas não são só nossos, são do mundo inteiro”, conclamava.
    Charge de Biratan Porto que integra a nova edição da revista 'Supapo'Biratan Porto gostava de trabalhar com a temática do meio ambiente. (Biratan Porto)

    Foi por esses ideais que Bira se transformou em um dos precursores mundiais do “cartunismo ambiental”. Um dos primeiros a mostrar pela arte diária nos jornais a importância de preservar o meio ambiente, os riscos da destruição da natureza, o embate entre interesses distintos pela floresta, e o quanto o Brasil deveria valorizar figuras históricas que se dispunham a enfrentar a realidade

    LEIA OBIT DE VITO GEMAQUE> 
    Biratan Porto deixa legado para a cultura paraense | Cultura | O Liberal

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER