This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    segunda-feira, outubro 25, 2021

    DUNE

     





    Quando vivi os seis livros da saga DUNE (principalmente os tres que li no inicio dos anos 70), mais do que as aventuras, mais do que o misticismo. as viagens espaciais e os voos da imaginação, foram lidos por mim como um manual político. 

    Quem se aproxima desse universo agora através do filme do Villeneuve, ou mesmo quem embarcou no delírio do filme anterior de Lynch, não faz ideia da complexidade das maquinações nos mundos criados por Frank Herbert. São um compendio de geopolítica (no caso, espaçopolítica).

    As vertentes lisérgicas dos livros, com o spice, a melange, combinavam bem com aqueles tempos (anos 70) mas o que realmente repercutiu nos livros foi seu caráter ecológico, a demonstração da interligação entre os meio-ambientes. Observo que na época não estava embutido no inconsciente coletivo (como agora) o drama climático, as possibilidades dos desastres terminais cataclismados por depredações antiecológicas. Ecologia era coisa de uns poucos malucos, hippies, cientistas, gente advogando voltas à natureza e comunhões com Gaia. 

    Dune, Dune Messiah, Children of Dune, God of Dune, Heretics of Dune e até mesmo Chapterhouse foram referencias na minha vida 

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER