This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    segunda-feira, agosto 30, 2021

    Vá ao supermercado, Guedes

     

    Bernardo Mello Franco                              

    Depois de ofender as empregadas domésticas, os filhos de porteiros e os pobres em geral, Paulo Guedes resolveu debochar de quem sofre para pagar a conta de luz.

    O ministro desdenhou do novo reajuste nas tarifas, que deve ser anunciado na próxima semana. “Qual o problema agora que a energia vai ficar um pouco mais cara porque choveu menos?”, questionou, na quarta-feira.

    Guedes conhece a resposta para a pergunta que fez. O aumento da bandeira vermelha não pesa apenas nas tarifa residencial. Também eleva os custos de produção, o que deve resultar em mais inflação no varejo.

    No mês passado, os preços já subiram 0,96%, na maior variação de julho nos últimos 19 anos. A alta foi puxada pelo custo da energia. Isso indica que o IPCA deve continuar a subir, apesar do baixo crescimento econômico.

    No acumulado de 12 meses, o índice já encosta nos 9%. O mercado, que costumava embarcar nas promessas do ministro, acaba de elevar a estimativa de inflação pela 20ª semana consecutiva. Depois de atacar o IBGE por causa dos números do desemprego, Guedes terá de inventar outra desculpa para rebater o Boletim Focus.

    Na quarta-feira, o ministro tentou se esquivar das críticas com mais conversa fiada. “O problema agora é que está tendo uma exacerbação porque anteciparam as eleições”, disse. Faltou lembrar que o chefe dele foi o primeiro a subir no palanque antes da hora.

    Ontem Guedes fez mais provocações. Afirmou que a luz vai subir e “não adianta ficar sentado chorando”. Ele ainda sugeriu que os governadores querem “faturar em cima da crise” com a arrecadação de ICMS sobre o consumo de energia.

    O ministro imitou um truque de Jair Bolsonaro, que tenta culpar os governos estaduais pela disparada dos combustíveis. O tucano João Doria já derrubou esse discurso com um dado objetivo: São Paulo cobra a mesma alíquota desde 2015, e a gasolina quase dobrou de preço no mesmo período.

    As falas de Guedes combinam elitismo, insensibilidade e um certo gosto pela ficção. Em março, ele tentou se vender como um campeão de popularidade. “Eu entro no supermercado e as pessoas me agradecem”, disse. O ministro deveria se submeter ao teste da gôndola agora, mas com testemunhas. Será uma experiência inesquecível.

    O GLOBO

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER