This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sexta-feira, agosto 06, 2021

    Tribunais encurralam Bolsonaro e expõem presidente enfraquecido

     

    Bruno Boghossian:

    Nenhum político forte precisa intimidar ministros do Supremo Tribunal Federal ou avisar pelo rádio que pretende desrespeitar a Constituição para pavimentar o caminho de um golpe de Estado. Jair Bolsonaro decidiu exibir todas as suas fraquezas com a escalada retórica que protagonizou nos últimos dias.

    Sem interesse em governar, o presidente trabalhou para fabricar uma crise completa. Atacou decisões do Judiciário, ironizou o fato de ter se tornado investigado por espalhar mentiras sobre o sistema eleitoral e mostrou que sua única alternativa de sobrevivência política é forçar um conflito continuado até 2022.

    O plano original de Bolsonaro era cultivar um estado de tensão controlada. Além da tentativa de sabotar a confiança dos eleitores na urna eletrônica, o presidente acoplou seu conhecido discurso de perseguição, com insinuações de que o Judiciário conspira para tirá-lo do poder. O roteiro era conhecido, mas a situação fugiu de seu controle.

    O STF e do TSE encurralaram Bolsonaro ao longo da semana. Na segunda-feira (2), o presidente se viu investigado por ameaçar a realização das eleições e precisou simular um recuo estratégico: afirmou que sua briga não era com os tribunais, mas apenas com o chefe da corte eleitoral, Luís Roberto Barroso.

    A encenação durou pouco. Dois dias depois, quando Alexandre de Moraes decidiu investigar Bolsonaro no inquérito das fake news, o presidente foi para cima do ministro ("a hora dele vai chegar") e declarou que preparava uma resposta “fora das quatro linhas da Constituição”.

    A ameaça obrigou o presidente do STF, Luiz Fux, a abandonar sua mansa política de acomodação. O ministro disse que, "quando se atinge um dos integrantes do tribunal, se atinge a corte por inteiro" e cancelou um encontro que teria com Bolsonaro.

    O presidente sentiu. Em sua live semanal, ele manteve ataques aos ministros e à urna eletrônica, mas tentou convencer Fux de que não disse o que disse. Nos intervalos, voltou a falar bobagens sobre a cloroquina.

    FOLHA

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER