This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, março 27, 2021

    A ciência dá um baile e Bolsonaro não é convidado

     

    Hoje o governo de São Paulo, com o Instituto Butantan, anunciou a vacina brasileira para o combate ao novo coronavírus. Há dois dias o capitão reformado anunciava um pacto nacional com um comitê para manejar a pandemia. O que ele não sabia é que nos laboratórios do Brasil cientistas se desdobravam em buscar a porta de saída real da ameaça de uma tragédia ainda maior, provocada pelo descalabro da sua gestão.
     

    A falta de diálogo, de respeito à ciência, não impede que a ciência siga no seu compromisso de buscar respostas para o maior desafio sanitário registrado na história do país, em que já sucumbiram mais de 300 mil brasileiros, e em que milhões sobreviventes terão que contornar sequelas talvez para o resto das suas vidas.

    No convescote em que o ex-deputado federal por 27 anos encenava um movimento de marketing, no qual pretendia refazer a própria imagem - imediatamente desmentida pelo seu descontrole emocional e verborrágico - o capitão ignorou aqueles que poderiam, de fato, contribuir com soluções.
    Onde estavam os cientistas? A comunidade médica era representada por um ministro noviço que se preocupou mais em visitar compadres de especialidade do que em entender como pesquisadores, prefeitos, governadores podem contribuir. A vocação corporativa se sobressai em relação à urgência com que ações concretas são requeridas.


    Se o capitão não queria a vacina dos chineses, como classificou a Coronavac, que hoje imuniza nove em cada dez pessoas que são vacinadas no país, agora tem que engolir a nova vacina que vem a caminho, e cuja capacidade de ser produzida ignorou e desestimulou. Foi atrás de um spray numa missão liderada por um chancelar especializado em romper pontes e transformar o Brasil em pária internacional. No final, o aprendizado foi o uso de máscara, uma aula cara, paga pelos brasileiros, para que o filho do capitão fosse passear em Israel.


    Onde estava o novo ministro da Saúde - ainda perplexo com os números de mortos "além do bom senso", como despropositadamente considerou o vice, general Mourão - quando os cientistas do Butantã anunciaram a nova tecnologia brasileira para lidar com o vírus mortífero? Indo de beija-mão a beija-mão, em conversa fiada e desconhecendo o que a ciência faz, simplesmente porque o negacionismo impede que se olhe para o que pesquisadores e cientistas podem fazer.


    A saída no grito, tão ao gosto do capitão, é um recurso que o novo Bolsonaro está descobrindo, ao custo de perda de credibilidade e ao custo de milhares de mortes, que não funciona. Não parece, porém, que esteja completamente convencido. Tem uma barreira cognitiva que o impedirá de enxergar aquilo que desmente uma informação precária, inicial, uma convicção fundada em fantasias.


    O novo-meio-ministro da união nacional declarou que não é um maquiador, que é um médico, mas faz cosmetologia - com o perdão a essa indústria de grande de importância -, agora deslocado de função no ministério da Saúde.


    O que parece real é que o tempo que se perde em beija-mão poderia ser mais bem empregado em conversas produtivas e em aprender o que está sendo feito e o que está acontecendo. A amostra de repúdio à atual maneira como se lida com a pandemia o meio-ministro experimentou com as manifestações que recebeu nas suas visitas de cortesia.


    O mundo soube, ao mesmo tempo que as autoridades nacionais do Comitê de combate à pandemia, que havia gente trabalhando para de fato trazer respostas para o enfrentamento.


    O capitão recebeu o troco. A ciência está sendo mais rápida que o negacionismo e a "união nacional" de mentirinha.


    Salve o Instituto Butantan!

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER