This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, janeiro 07, 2021

    A ESTRATÉGIA DE LONGO PRAZO DO POPULISMO REACIONARIO

     

    CHRISTIAN EDWARD CYRIL LYNCH

    A narrativa da fraude integra o negacionismo estrutural neofascista. Trata-se de um ardil por meio do qual o populista desautoriza os resultados eleitorais e legitima o golpismo da minoria, apresentando-a como se fosse a resistência legítima da maioria. Ele objetiva menos golpear o Estado frontalmente do que prevenir o futuro do líder populista. Ele serve para manter o seu capital político e sua impunidade depois da derrota.
    Manifestações violentas como as de ontem visam a dois fins.
    O primeiro é o de persuadir a minoria derrotada de que o líder populista continua ungido pela Providência; mas que foi vítima de um golpe dos eternos inimigos do povo ("o sistema").Ele precisa demonstrar aos seus seguidores que, a despeito da derrota, ele continua carismado e poderoso, legitimado para "liderar o povo" nos anos vindouros. Ele preserva assim sua aura de invencibilidade para as eleições seguintes.
    O segundo fim a que a manifestação violenta visa é mostrar aos adversários que ele continua capaz de intimidá-los pela manipulação dos instintos violentas da massa. Essa demonstração eleva os custos para seus adversários promoverem sua responsabilização. Em outras palavras, estimula a leniência a respeito de seus atos e garante a impunidade pelos crimes por ele cometidos e por cometer.
    Bolsonaro faz e fará a mesmíssima coisa, com a fantasia da fraude pela urna eletrônica, e incitará os corpos armados a se anarquizarem, com o mesmo objetivo: mostrar invencibilidade e intimidar os adversários que tentarem punir sua família pelos crimes. Resta saber se, uma vez que todo o mundo já sabe o que ele vai fazer, pretende ficar de braços cruzados.


    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER