This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quarta-feira, outubro 28, 2020

    NEOLIBERALISMO BRASILEIRO

     

    de Christian Edward Cyril Lynch
    Eu estudo ideologias. Profissionalmente. Das moderadas, não existe nenhuma mais egoística, panfletária, pseudo-cientifica e pseudo-erudita, do que o neoliberalismo. De Alberto Sales a Meira Penna, passando por Murtinho, Gudin e Roberto Campos, é um embuste do início ao fim.
    Debaixo da aparência de cientificidade, o que se vê é um dogmatismo panfletário tão exato quanto um jogo de prestidigitação. Pura retórica histérica, lacração, conversa fiada, falsa cultura, acompanhada de ausência completa de empiria, história, ou qualquer comprovação do que afirmam. Toda "comprovação" passa por uma caricatura de liberalismo, que na verdade passa por tentar organizar a política, não pelo liberalismo político, mas pelo liberalismo econômico. Sociedade civil vira mercado, civilização vira capitalismo, cidadão vira empresário ou consumidor, etc
    A classe universal ("o povo") do liberalismo é a classe média. A classe universal do socialismo são os trabalhadores. A classe universal do neoliberalismo é o empresariado, que sofre com os sindicatos, a burocracia do Estado, os impostos... Aí é cômico: o "povo" sofre com a justiça trabalhista que só da ganho de causa ao trabalhador analfabeto e preguiçoso; o "povo" sofre porque não pode viajar para Miami com o dólar a 6 reais; o "povo" sofre porque o governo demagógico paga Bolsa Família, etc
    Entre os conservadores, prefiro os estatistas e até os reacionários de boa fé. Porque os reacionários se amparam em alguma ideia de cultura popular e de justiça, de que se pode discordar, mas que existe: catolicismo, pentecostalismo, etc. Eles veem os pequenos, os ferrados. Já o neoliberalismo é uma ficção plutocratica. O neoliberalismo vende cinicamente que basta girar a varinha de condão do empresariado e da livre iniciativa sem Estado nem politica, que a prosperidade virá magicamente para todos. É como na canção de natal: "seja rico ou seja pobre, o velhinho sempre vem". Falemos sério: você acredita em papai Noel?
    Como o neoliberalismo é impopular, porque não rende votos fora da Faria Lima, eles vêm com essa conversa fiada de que o bom político resiste à popularidade fácil, e apoiam ditaduras que façam passar o programa plutocratico, vendido como "ciência" que o povo burro não entende ou admite. Entretanto, quando esses neoliberais enfrentam crises econômicas ou pressão dos trabalhadores, eles magicamente vão mudando de posição e se tornam autoritários, para o Estado reduzir seus prejuízos e topando até ditadura para o Estado controlar as tais "massas".
    Caso clássico, emblemático, é o de Azevedo Amaral. Era um neoliberal de mão cheia na República Velha. Com a crise do liberalismo, virou autoritário e corporativista. Mas o que ele queria era apenas usar o Estado para socializar prejuízos e manter os trabalhadores sob controle. Em outras palavras, parece paradoxal, mas é isso: usar o aparato repressivo do Estado para meio artificiais de manter o livre mercado funcionando conforme os preceitos neoliberais, na ausência de condições "naturais" de seu funcionamento.
    Enfim, a verdade é que boa parte do empresariado brasileiro, historicamente, oscila entre o neoliberalismo e o estatismo conforme as circunstâncias, e para fazer valer seus interesses, pode correr do libertarianismo mais histérico para o conservadorismo mais autoritário. Enfim, o neoliberalismo brasileiro é uma pilantragem só.

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER