This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sexta-feira, setembro 18, 2020

    Como o mundo enfrentaria o novo coronavírus se a pandemia estourasse em 1990?

     Máscaras, no passado, só para proteger da poluição, fazer um protesto ou conter um resfriado — e olhe lá. Foto: Alain Buu / Gamma-Rapho / Getty Images

    "O ano é 1990. Um vírus misterioso começa a se espalhar a partir de um surto localizado e, pouco a pouco, ganha bairros, cidades, estados, países e continentes inteiros. A trajetória exponencial do patógeno lota hospitais com pacientes com insuficiência respiratória. Cientistas especulam a partir dos quadros mais severos a ação de um novo agente de transmissão respiratória, mas, com a tecnologia disponível, levariam meses para identificá-lo.

    Até lá, centenas de milhares mortes, talvez milhões, dessa hipotética “Covid-90” teriam se acumulado ao redor do planeta. As primeiras nações a receber o vírus pelas fronteiras aéreas ou terrestres sofreriam com a carência de informações sobre a evolução da doença. Sem testes do tipo RT-PCR, capazes de detectar o vírus, seria ainda mais difícil executar o rastreamento de contatos e a transmissão assintomática se daria de forma avassaladora.

    O exercício de imaginar uma pandemia de coronavírus há 30 anos ajuda a desenhar a dimensão dos avanços científicos nas últimas três décadas nas medidas de combate ao sars-CoV-2. Especialistas não têm dúvidas de que o mundo enfrentaria a doença com as ferramentas disponíveis à época, mas certamente a um custo humano ainda mais alto do que agora."

    ]LEIA ARTIGO DE JOHANNS ELLER

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER