This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sexta-feira, agosto 07, 2020

    PASQUIM 51 ANOS

     

    Niti Abboud pergunta:

    "Ricky tava vendo o doc dos doces bárbaros, o Caetano diz que o nome foi inspirado por causa dos ataques do Pasquim por eles serem bahianos. Rolava isso mesmo?"

    Sim.
    No início dos anos 70 Salvador rivalizava com o Rio em efervescência cultural e muitos cariocas se ressentiam disso. O Rio ate então fora o centro cultural do país, mas a contracultura nascente, o cinema de Gláuber, a literatura de Jorge Amado, o tropicalismo de Caetano e Gil vinham arrebatando o imaginário.

    Havia uma invasão de baianos e de baianitudes nos points do Rio e na cobertura da imprensa. O PASQUIM, porta-voz de Ipanema, satirizava muito isso. Principalmente o Millôr, que dizia que a Bahia era a melhor agencia de publicidade do mundo. Ziraldo cunhou uma expressão que pegou:
    eram os "baihunos".


    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER