This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sexta-feira, agosto 07, 2020

    "Bolsonaro é hoje o mais radical dos líderes da extrema direita", diz Jason Stanley




    articles-vYfYYNudcE0bzIE"

    A história nos diz que os movimentos totalitários unem dois elementos: lealdade e uma completa dissociação da realidade. “A principal deficiência da propaganda totalitária”, na formulação famosa de Hannah Arendt, reside no fato de que ela “conflita seriamente com o bom senso”. A repetição do comportamento e de declarações estapafúrdias do líder funciona como um juramento de lealdade. A realidade não exerce sua pressão normal. O fascismo vê a ciência meramente como uma arma para se fortalecer em nível pessoal ou nacional. Como Hitler escreve em Mein Kampf: “O Estado verá a Ciência como um meio de aumentar o orgulho nacional”.

    Observamos tal atitude perante a realidade nas reações iniciais dos líderes mundiais da extrema direita a respeito da Covid-19, ao mostrarem ceticismo para com a ciência. Mas, entre os líderes das democracias do mundo, Bolsonaro ocupa uma posição especial, por ir longe demais em sua recusa a admitir a ameaça real do vírus. Ele dobrou a aposta, à maneira dos líderes mais autoritários, conforme nos ensina a história — insistindo em sua infalibilidade, em seu poder sobre a realidade. Suas políticas malignas com relação à Amazônia também exibem tais tendências. Com base nessa métrica, Bolsonaro é hoje o mais radical dos líderes da extrema direita."

    leia o artigo de Jason Stanley​

    Quatro Cinco Um: a revista dos livros - "Bolsonaro é hoje o mais radical dos líderes da extrema direita", diz Jason Stanley

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER