This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sábado, agosto 15, 2020

    Em resposta à pandemia distópica, um pouco de utopia

     

     Projeto do arquiteto Vincent Callebaut, referência do movimento solarpunk, que defende um futuro mais cheio de luz. Foto: Vincent Callebaut Architectures / Reuters

     

     "Desde o início da atual crise sanitária, em março, pensadores de diversas áreas ventilaram a ideia de que o vírus representava uma oportunidade. Intelectuais que até pouco tempo atrás se mostravam pessimistas quanto ao futuro do mundo, como o geógrafo David Harvey ou o filósofo Slavoj Žižek, sugerem agora que a pandemia trouxe novos elementos. Não apenas ela força e acelera mudanças econômicas, políticas e sociais, como nos torna mais abertos a novos estilos de vida.

    As especulações utópicas de subgêneros como o solarpunk estão em sintonia com o momento em que o mundo pensa o pós-Covid-19. “Acho que tem uma abertura muito grande para esse tipo de ficção”, disse Lodi-Ribeiro. “Hoje, as narrativas que imaginam um futuro otimista são mais plausíveis. Porque, se piorar mais do que já está, o mundo acaba e não tem algo parecido com a humanidade. É um pouco como a própria pandemia: a gente imagina que vai piorar antes de melhorar. Mas tem de melhorar.”"

     

    LEIA ARTIGO DE BOLIVAR TORRES

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER