This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sexta-feira, agosto 14, 2020

    - Pandemia já chegou a metade das aldeias dos paiter-suruís


    Cena do filme 'Ex-Pajé'; seu protagonista, Perpera Suruí, ex-pajé de sua aldeia, está com coronavírus; vemos um homem com o cabelo cortado à moda indígena, porém com camisa branca, calça e gravata pretas, andando na floresta


    ""Contudo é a situação dos anciãos que mais preocupa o povo suruí, que teme perder suas lideranças, como está ocorrendo com outros povos indígenas atingidos pela pandemia.

    Um deles é Perpera Suruí, 75, um ex-pajé dos paiter-suruís que “perdeu a função” após o povo dele ser evangelizado, na década de 1970.

    Perpera inspirou o documentário "Ex-Pajé", de Luiz Bolognesi, que mostra como a maior entidade indígena perdeu sua função milenar e foi marginalizada após a aldeia Lapetanha se converter à crença evangélica."

    leia reportagem de Monica Prestes

    BoletimECO Online - Pandemia já chegou a metade das aldeias dos paiter-suruís - JornalExpress - www.jex.com.br

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER