This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quarta-feira, fevereiro 19, 2020

    1966: o ano em que o Brasil teve uma ideia impensável

      E a Frente Ampla?



     "Imagine, agora, uma ideia impensável. Entre os meses de outubro de 1966 e abril de 1968, os três personagens que se abominavam decidiram conversar, encontraram uma linguagem comum e acertaram uma aliança — batizada “Frente Ampla”. Jango era uma das principais lideranças do campo das esquerdas; JK estava “à esquerda da direita e à direita da esquerda”, como se autoproclamavam seus correligionários, ao centro do espectro político; Carlos Lacerda capitaneava a fina flor do conservadorismo no país.

    A Frente Ampla foi a mais improvável das alianças políticas brasileiras. Sacudiu o país, como previu Tancredo Neves, animadíssimo com a ideia. Reuniu praticamente todas as correntes políticas — incluindo comunistas e trotskistas, com Mário Pedrosa à frente —, aglutinou grupos à direita inconformados com a ditadura, protagonizou os primeiros comícios oposicionistas desde o golpe militar, abriu a discussão política em reuniões públicas, debates e manifestações de rua. Fabricou um programa mínimo, capaz de reunir os opostos em torno de causas comuns pelas quais valia a pena lutar: restauração do poder civil, soberania nacional, anistia, pluripartidarismo, direito de greve, constituinte, eleições direta..."


    artigo de Heloisa Starling

    1966: o ano em que o Brasil teve uma ideia impensável - Época:

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER