This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O PROBLEMA DO MUNDO DE HOJE EH QUE AS PESSOAS INTELIGENTES ESTÃO CHEIAS DE DUVIDAS, E AS PESSOAS IDIOTAS ESTAO CHEIAS DE CERTEZAS. (BUKOWSKI)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    terça-feira, janeiro 01, 2019

    LISTAS


    Mantenho esta´tradição há 50 anos.
    No primeiro dia de cada ano, preparo a minha lista com os filmes mais interessantes que vivi no ano anterior. Um "melhores ao ano" mas com os filmes que me tocaram mais, acima de qualidades técnicas.
    É que rememorando os filmes - e as circunstancias em que as assisti - recapitulo momentos vivenciados durante o tempo daquele ano. 

    A minha retrospectiva particular.

    Comecei a fazer isto na virada de 1968 para 1969. É uma decorrência do fato de que anoto - e tenho tudo isto guardado - todos os filmes a que vou assistindo. No início, inclusive, e por alguns anos, anotava ate as fichas tecnicas dos filmes (coisa de estudante de Cinema, e depois crítico de cinema). Escrever (ou colar em papel, quando recebia as fichas, ou encontrava em revistas) me ajudava a conhecer as pessoas.

    Me lembro que naquela primeiríssima lista, escrita com caneta tinteiro Parker azul, num caderno espiral. o filme que mais me impactou fora "2001, uma Odisséia no Espaço". Ao qual assisti (tres vezes) no Cineclube da Imprensa Oficial, em Belo Horizonte, muito antes de ser exibido comercialmente no Brasil. O valioso cineclube da Imprensa Oficial foi nossa versão mineira do Cine Paissandu - onde conheci os mestres da época, como Bergman, Buñuel, Fellini, Pasolini, Kurosawa, Bresson e muitos outros.

    Essas lembranças-cinematográficas-anuais habitaram cadernos e depois se tornaram públicas, quando passei a colaborar para jornais. A vida foi tomando rumos e voltaram a ser feitas só para mim, guardadas na imensa série de cadernos e blocos onde eu anotava coisas, rabiscava poemas, desenhava, colava recortes, xerocava artigos, punha o que pasava por mim de interessante. São os FRAGMENTÁRIOS, precursores dos blogs que depois viriam.

    E quando vieram, e as anotações particulares tornaram-se possíveis de serem compartilhadas, e quando vieram as redes sociais, as listas voltaram ser públicas (mesmo sem público, no sentido plateia da coisa), No meu Blog0news são 16 "edições". No Facebook são nove.

    Com tanto preâmbulo e lembranças o espaço da postagem ficou longa
    e a lista mesmo deste ano - MEUS FILMES MAIS INTERESSANTES DE 2018 - fica para uma próxima.
    Mas os 20 (10 + 10) já estão definidos. Sempre é dificil escolher. Sempre é gostoso lembrar. Mas vamos trocar figurinhas, opiniões, pitacos sobre o cinema em 2018?

    Aguardem então.
    Pode ter algo de util no sentido de dicas de coisas que voce ainda não viu.
    Ou para concordar/discordar quando às histórias aos quais assistiu. 


    ps - nos mesmos dias em que viajava com 2001 ouvia o primeiro disco dos Mutantes.
    1968 foi realmente um ano interessante. 

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER