This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    segunda-feira, janeiro 07, 2019

    A pedra fundamental


     

    "A profusão de desenhos e pinturas nas pedras da Paraíba foi o foco do trabalho de Ruth. Esses vestígios da presença de algum habitante original incrustaram-se na cultura popular nordestina e viraram tema de incontáveis obras, teses, ensaios, músicas, shows e espetáculos. Um dos discos-chave da psicodelia brasileira, o lendário Paêbirú (gravadora Rozenblit, 1975), de Zé Ramalho e Lula Côrtes, é um álbum conceitual todo feito sob o impacto das pinturas na Pedra do Ingá, na Paraíba. Jovens alimentam até a visão de que as inscrições ali seriam de origem fenícia, e há mesmo quem as atribua a visitantes  
    Ruth é cientista, não crê em mistério. Sobre a Pedra do Ingá, admite que as formas, inicialmente abstratas para a pesquisa, possam conter temas relativos à mecânica celeste, ao céu, “mas não têm ligação com extraterrestres”, brinca. Alguns estudiosos defendem a tese de que está ali retratada a Constelação de Órion. Adeptos de outras teorias buscam explicações para outras coisas, como o fato de que uma das pedras, ao ser tocada, emite sons metálicos (comparados a badaladas de um sino). Como isso seria possível, dado que a pedra não é oca? Como não há uma datação precisa daquele sítio arqueológico, a arqueologia só pode analisar os símbolos e, com alguma liberdade teórica, conjecturar que “os quadrados, os círculos, os triângulos e os retângulos talvez sempre tenham existido”, como diz a estudiosa."

    leia o artigo de JOTABE MEDEIROS

    “A senhora entende que certos trabalhos só os homens fazem, não?" - Carta Capital

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER