This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    terça-feira, fevereiro 27, 2018

    Crise no CPDOC, que completa 45 anos, preocupa acadêmicos


     

    "Quando o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getúlio Vargas (FGV) foi criado, em 1973, a socióloga Celina do Amaral Peixoto, primeira diretora da instituição, vivia dentro de um caminhão, ao lado do motorista, recolhendo arquivos pessoais. O primeiro a chegar foi o do avô, Getúlio Vargas. De viagem em viagem, o CPDOC conseguiu reunir um precioso acervo de História Contemporânea do país. Celina lembra da emoção de ver doadores indo às lágrimas ao ceder os seus arquivos "como se entregassem uma parte deles mesmos". Esta mesma emoção a socióloga renova agora, 45 anos depois, no esforço de impedir que uma crise financeira destrua um dos maiores centros de referência na produção de conhecimento sobre o passado recente do Brasil.

    - Temo que tudo isso esteja se perdendo. Temo pela ganância, pelo apelo ao dinheiro como forma de se sustentar.

    Celina se refere à demissão, em janeiro, de quatro veteranas pesquisadoras do CPDOC, a escola de Ciências Sociais da FGV: Verena Alberti, Mônica Kornis, Luciana Heymann e Dulce Pandolfi. A fundação alegou que "com o país tendo atravessado fortíssima recessão, fez-se necessário a redução de despesas", mas Celina e outros membros da comunidade acadêmica temem que as demissões façam parte de um processo de mudanças mais profundo, que prejudique a tradicional linha de pesquisas do CPDOC e reduza a instituição a uma unidade de ensino, reforçando a capacidade de gerar recursos e ser autossustentável."


    leia artigo de Chico Otavio​
    (lembrando de scrolar até embaixo, a postagem tem espaços em branco)

    Crise no CPDOC, que completa 45 anos, preocupa acadêmicos - GS Notícias:

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER