Vemos a consolidação de uma mentalidade corrosiva sobre o ensino acadêmico e seu papel
"Por que não ligam para o que está acontecendo com a Uerj? Por que aquele que ensina pode ficar sem receber seu salário e outras categorias profissionais do estado recebem em dia? Por que a Polícia Federal pode conduzir coercitivamente reitores que estavam em suas residências, que tinham endereço profissional reconhecido, que eram atuantes na comunidade acadêmica? Por que acusar professores e professoras de doutrina ideológica ao expressarem opiniões em debates ou aulas? Por que ameaçaram fisicamente aqueles que debatem a questão de gênero em salas de aula? Em que isso vai melhorar o país? Não entendem que, mesmo em cursos de ciências exatas e profissões técnicas, a universidade não é um espaço de repetição da regra, e sim de invenção. Parece que o problema, porém, é que pensar, ponderar, escrever, debater, contradizer, criticar, investigar, são, talvez, ações cada vez menos valorizadas em nossa sociedade justicialista e simplificadora. "
leia coluna de FRED COELHO