João Saldanha apresenta Tostão
Texto de apresentação para a entrevista de Tostão ao Pasquim, escrita por nada menos do que João Saldanha, em maio de 1970.
O JOGADOR TOSTÃO
É um dos melhores que vi em toda a minha vida. Além de conhecer todos aqueles segredos que só os grandes conhecem, ele é um camarada que vê o jogo dentro do campo, ele sabe o que está se passando ao seu lado. Tostão não se limita a cumprir o seu dever, ele procura soluções, ele quer saber por onde é mais fácil passar para chegar ao gol. Com a bola nos pés, todo mundo sabe que é um craque perfeito. Naqueles jogos eliminátorios da Copa do Mundo, contra o Paraguai, Venezuela e Colômbia, vários jogadores se destacaram: Gérson, Pelé, Edu, Jairzinho, todos jogaram bem. Mas o melhor, sem dúvida, foi Tostão.
O HOMEM TOSTÃO
Como homem, como figura humana, também é um craque. É um rapaz inteligente, sabe das coisas e procura ajudar. Tenho dele a melhor impressão. Acho mesmo que ficamos amigos depois daquela experiencia na Seleção Brasileira.
O OLHO DE TOSTÃO
Pelo que os médicos disseram, ele está inteiramente recuperado para o futebol. É claro que deve ter ficado um pouco abalado com o problema do seu olho. Durante não sei quanto tempo, o olho de Tostão foi assunto de primeira página de todos os jornais brasileiros. Acho mesmo que ele não foi ajudado como devia, naqueles momentos. Mas Tostão é um rapaz inteligente, sabe realmente quais são suas condições. Por isso, não tenho qualquer dúvida que repetirá na Copa do Mundo tudo aquilo que fez nas eliminatórias.
TÉCNICO DE FUTEBOL OU ADMINISTRADOR DE EMPRESA
Pelo que voces me dizem, Tostão falou para O PASQUIM que deseja estudar Administração da Empresa. Acho que ele poderia ser um bom técnico de futebol quando deixar de jogar. Mas o futebol brasileiro precisa muito de um bom administrador de empresa. Quando estive na Europa, nessa última vez, conversei com vários técnicos e eles me disseram que há tres anos não ouvem falar em distensão musical dos seus jogadores. No entanto, o Brasil tem o recorde mundial de distensões. O próprio Tostão já deixou de jogar várias vezes por causa desse problema. Tudo porque não há uma organização no futebol brasileiro que leve em conta o seu principal patrimonio que é o jogador. Eles jogam de tres em tres dias. O Pelé o nosso maior e mais dramático exemplo. Se o Santos não fosse obrigado a jogar tantas vezes, Pelé estaria rendendo, hoje, muito mais do que rende. Bastaria que ele fosse tratado como uma pessoa humana. Acho muito bom que Tostão estude Administração de Empresa. Poderá ser muito util ao futebol brasileiro.
É O MAIOR CRAQUE BRASILEIRO?
Isso é muito dificil de dizer, pois o Brasil possui alguns supercraques. E cito logo Tostão, Pelé, Gérson e Rivelino, que são jogadores incomparáveis, fora de série. É muito dificil apontar o melhor entre eles, depende das condições físicas, de uma série de coisas.
PELÉ OU TOSTÃO?
Não aceito o dilema que estão querendo colocar: Pelé ou Tostão. Por que não aproveitar os dois na Seleção Brasileira? Na verdade, durante a fase eliminatória, tentei utilizar Tostão na ponta esquerda, dentro de um plano que não foi possível executar porque o estado atlético de alguns jogadores não permitia. Então eu coloquei Tostão de ponta-de-lança, ao lado de Pelé. O resultado todos viram: Tostão acabou artilheiro da fase eliminatória com atuações verdadeiramente espetaculares.
ELE É UM LÍDER
Ele exerce um tipo de liderança na medida em que é um exemplo para os outros. Os demais jogadores reconhecem que, para Tostão, o futebol não tem segredo e reconhecem também que o seu comportamento fora do campo é irrepreensível. Todos gostam dele. Naquela fase da operação no olho, os seus companheiros participaram do seu drama como se fossem seus parentes ou amigos de infância. Todos os dias perguntavam como ele estava, se voltaria a jogar, etc. Quando souberam, finalmente, que Tostão voltaria a jogar, foi um alívio geral
.
DEFINIÇÃO RÁPIDA DE TOSTÃO
É um gênio.