Comentário da Semana: O “erro” do Globo e a urgência de uma legislação sobre a mídia

"A informação era falsa, mas demorou 28 dias para ser corrigida. Em 8/11, o jornal publicou a retificação na primeira página de sua edição impressa. Uma pequena coluna, completamente desproporcional em relação à manchete que provocou o pedido de desculpas. No site, a correção saiu ao longo do dia e tampouco teve destaque. À noite, já havia desaparecido da home. E quem vai ao arquivo buscar a nota original não encontra retificação "
"Porém, talvez o mais notável seja a absoluta ausência de justificativa para o erro: se a informação não constava do depoimento, como foi obtida?"
"Seria, também, libertador para os próprios jornalistas, cujo silêncio diante desse caso pode sugerir uma errônea apatia: bastaria considerar o mal-estar que causa a contratação de um jornalista a peso de ouro quando tantos outros vêm perdendo seus empregos. Para piorar, esse medalhão estreia justamente com uma barriga – para dizer o mínimo – que seria fatal para qualquer profissional de status inferior. Por que os jornalistas não protestam?"
leia mais no texto de Sylvia Moretzsohn >>
Comentário da Semana: O “erro” do Globo e a urgência de uma legislação sobre a mídia | Objethos: Sylvia Debossan Moretzsohn