Alemanha 7 x 1 Brasil: O que explica o vexame do Brasil?

"O Brasil tem jogadores de muita técnica, mas raros são os que conseguem exercer mais de uma função dentro de campo, dando alternativas aos treinadores. Isso não ocorreu apenas nas duas últimas Copas do Mundo. É uma marca do futebol dos clubes brasileiros, cujas categorias de base são dedicadas a ganhar e não a ensinar os jovens a jogar futebol, incluindo os aspectos táticos, técnicos, físicos e mentais que essa tarefa necessita.
Também nas comissões técnicas residem problemas graves. Os técnicos brasileiros são incapazes de mudar o esquema tático no meio dos jogos, ou de adotar inovações, uma incompetência que se torna notória diante da ausência de bons trabalhos feitos por treinadores brasileiros no exterior. Neste ano, o problema ficou claro. Felipão não mudou uma vez sequer o 4-2-3-1 que vinha da época de Mano Menezes, e apostou em dois observadores táticos – Gallo e Roque Júnior – cujas credenciais para exercer essa função são amplamente desconhecidas.
O trabalho em equipe e os treinamentos geram confiança na capacidade de contornar problemas e reverter desvantagens. Apostar as fichas na amizade do grupo, na mística do treinador, no peso da camisa ou mesmo no lampejo de um craque é pouco. Muito pouco. Enquanto o Brasil não se adaptar a esta situação, vai continuar colecionando derrotas."
leia o artigo de Jose Antonio Lima >
Alemanha 7 x 1 Brasil: O que explica o vexame do Brasil? - Esporte Fino:
foto Fabrice Coffrine