Overlucring
Então tá. Anac proibe a pratica do overbooking durante o fim de ano. Para não sujar a barra do governo com caos aéreo. Mas - como dizem os humoristas de standup - tem uma coisa que não entendo: por que o overbooking é permitido em qualquer epoca?
Quais são as empresas, nos vários ramos de comércio, às quais é permitido vender um produto que não possui? (no caso das empresas aéreas, assentos que em aviões que não existem, já que as que existem já foram vendidas).
Se a prática fosse comum, imaginem por exemplo como seriam as sessões de cinema. Numa casa exibidora que tem suponhamos 300 lugares, seus donos vendem 420 ingressos para uma sessão de filme. Aos que compraram, mas não encontraram lugar disponível, a sala de cinema manda aguardarem até a próxima sessão.
E os cemitérios? A familia chega com seu falecido defunto, num momento de dor e emoção, para depositar o corpo do querido no tumulo que adquiriram e... "Ah, nos desculpem, é um caso de overbooking. Olha, deixa o corpo aqui no saguão que vamos tentar conseguir um lugar, assim que vagar um jazigo..."
Pois é, o caso dos hospitais públicos não é mais de carência de vagas. É apenas questão de overbooking.
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Sempre achei ridícula essa históra. Já não basta a porcaria do governo dar um monte de incentivos fiscais para empresas, as empresas trabalham com produtos, serviços diretamente ao público e investem milhões para "passar" qualidade, mas tem um capital e investimento altíssimo, com isso geram dívidas incomensuráveis (explicitamente indecentes, por sinal), e é sempre o público que arca com as consequências. Desafio dizer uma empresa aérea que não tenha dívida, desafio dizer um clube de futebol que não tenha dívida, duvido dizer uma dessas mega corporações que não tenha dívida, duvido dizer um governo que não tenha dívidas...
O governo continua permitindo que as empresas existam, cometendo crimes, contraindo dívidas, descumprindo cntrator e desrespeitando clientes. E permite isso porque se ameaçar decretar falência, caçar ou fechar uma dessas empresas, o mercado acaba perdendo de qualquer maneira, pois perde uma grande corporação prestadore de serviço essencial. Só que o que é pior, perder um serviço ou continuar com ele sabendo que é "legalmente irregular"?
Nessas horas é que a postura tem que ser mais rígida SIM, e cobrar das empresas, fechar se for o caso, dane-se, afunde-se a economia. Melhor afundar mesmo, para ter chance de reerguer. Afinal de contas empresa devedora, que só contrai dívidas não pagará jamais, e a economia continua meia boca assim mesmo.
A prática de overbooking, como outras tantas práticasque passam pelas vistas dos governantes (e de nos pessoas/clientes/usuários, deveria ser exterminada de vez. Eu não posso vender um produto ou serviço, receber e não entregar, alguém reclamaria, me cobraria, me processaria... etc. Só que mesmo que uns 300 clientes processem uma TAM, GOL, American Airlines da vida, nem fará cócegas nelas.
É ridículo, crime, desrespeito, falta de ética. Falta moral, falta postura, falta conteúdo nas cabeças pensantes, falta capacidade e competência para essas porcarias de donos de empresas, empresários, sócios e investidores de saberem gerir, gerenciar e efetivamente trabalhar de forma correta. Terninhos caros todo mundo tem, mas conteúdo e capacidade, competência... duvido muito!