Via IRIS
Madeo - Joon Ho-Bong (Corea, 2009)
Mamma Roma, Mommie Dearest, Stella Dallas, Serial Mom, Rosaria Rocco, Mrs. Bates, a Mãe dos Aliens, os filmes estão repletos de figuras maternas impactantes.
Entre as grandes mães do cinema agora se insere esta Mãe coreana, protetora absoluta de sua cria lesada, marmanjão que ainda dorme na cama com a mamãe e vaga por um mundo à parte. Quando ele é acusado de assassinato a progenitora vai à luta para descobrir o verdadeiro culpado.
Joon Ho-Bong é o diretor de dois filmes sensacionais: O Hospedeiro e Memórias de Assassinato. Este filme da mãe, - melhor filme, atriz & roteiro asiático de 2010, melhor filme estrangeiro no Spirit Awards, sensação nos festivais de Cannes e Toronto - também o é.
Thriller psicológico, drama de costumes, humor negro, um filme porrada onde a contundencia vem não de cenas de ação mas da composição dos quadros do talento dos atores. Variando entre closes fechados e implacáveis num rosto de mãe onde brotam toda uma gama de emoções e planos grandiosos onde a mulher é um detalhe pequeno e incidental em meio à paisagem.
O enredo começa lentamente mas as coisas vão destrambelhando, à medida que as informações e os fatos se sucedem. Há um primeiro ato com a construção das situações e um segundo ato com suas desconstruções. Emocionantes interpretações da atriz bissexta Hye-Ja Kim, como a mãe que padece as pontadas no coração como agulhas de acupuntura erráticas.
Uma detetive amadora que por amar decifra a dor.