This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    sexta-feira, abril 06, 2007

    Salão Carioca: A Polêmica (4)

    Considerando as questões levantadas com relação às obras premiados no Concurso de Humor Gráfico do 18° Salão Carioca de Humor;
    o Juri do evento declara que analisou os pontos descritos abaixo e coloca as suas decisões a respeito.


    • Que o cartum premiado em primeiro lugar, de autoria de Moa, não seria inédito _ conforme estipulado no regulamento – tendo participado de um concurso em Stuttgart, e tendo sido publicado no catálogo deste concurso.

    A participação em outros concursos não impede a participação no concurso do Salão Carioca. É uso habitual artistas re-inscreverem desenhos que já foram inscritos em outros concursos. O Salâo Carioca veda a participação de trabalhos que tenham sido premiados em outros concursos, entendendo-se “premiação” sendo em dinheiro.

    O regulamento do concurso estipula que “Todos os trabalhos deverão ser inéditos, não tendo sido premiados em salões anteriores ou publicados em qualquer veículo de comunicação impresso”. Um catálogo é um livro. Não é veiculo de comunicação. Considera-se veículo de comunicação jornais, revistas, etc., que fazem parte da imprensa.

    Caso assim não fosse, nenhum desenho inscrito num concurso, e que não tenha sido premiado, poderá ter uma nova chance em outro concurso. O que é injusto.

    Portanto a premiação atribuída ao artista Moa continua sendo válida.


    • Que o cartum premiado em segundo lugar, de autoria de Mattias, tenha sido premiado no Salão de Mogi-Guaçu, invalidando sua premiação no Salão Carioca.

    O regulamento estipula “não tendo sido premiados em salões anteriores...” A inscrição para o Salão de Mogi-Guaçu ocorreu num periodo simultâneo à do Salão Carioca. Os dois eventos ocorreram praticamente na mesma época.
    Portanto a premiação atribuída ao artista Mattias continua sendo válida.


    • Que a caricatura premiada em primeiro lugar, de autoria de Leite, já tenha sido premiada no Mostra de Humor de Varginha, ocorrida em janeiro de 2007, ligeiramente anterior ao Salão Carioca.

    A caricatura de “Chávez” feita por Leite recebeu menção honrosa na Mostra de Varginha, Para efeito da questão levantada, menção honrosa não é premiação impugnativa. O seria caso fosse uma premiação em dinheiro.

    O próprio site oficial de Varginha diferencia nitidamente o primeiro, segundo e terceiro lugar das mençoes honrosas (que vão do quarto ao décimo lugar). Nos sites e matérias dos jornais locais que divulgaram o resultado da Mostra foram divulgados apenas o primeiro, o segundo e o terceiro lugar de cada categoria.

    Menção honrosa é uma menção e não premiação. Portanto, até este ponto, a premiação atribuída à caricatura do “Chavez” continua válida.


    • Que a caricatura premiada em primeiro lugar, de autoria de Leite, não seria inédita, tendo sido publicada pelo jornal O Cometa Itabirano, de Itabira, MG.

    A caricatura de “Chávez” realmente foi publicada por um jornal, órgão de imprensa, logo veículo de comunicação impresso. Saiu porém numa matéria a respeito do resultado da Mostra de Varginha. O bom senso indica que o regulamento do Salão Carioca buscaria evitar a participação no concurso de desenhos que tenham sido vendidos para a imprensa, ou publicados como relação de trabalho do artista com veículos impressos. A ilustração para matéria sobre um concurso – possivelmente sem o consentimento inclusive do autor – cairia na mesma categoria que a publicação num catálogo.

    Como porém o regulamento é explícito nesta questão, devendo o Juri seguí-lo, apesar de não concordar com a interpretação, seus membros determinam que por já ter sido publicado em jornal a caricatura de “Chávez”, de autoria de Leite, será desclassificada de sua premiação.

    Passa a vigorar como obra premiada em primeiro lugar na categoria Caricatura do 18ª Salão Carioca, a obra “O Santo Dumont”, de autoria do mesmo autor, Leite. A premiação ao artista Leite, em primeiro lugar, foi atribuída ao conjunto da obra, contemplando inicialmente tres caricaturas que para o corpo de jurados estariam em condições de igualdade: “Chavez”, “Fidel” e “Santos Dumont”. Por insistência da organização do evento, determinando que somente uma obra deveria figurar como sendo premiada, foi indicada a caricatura “Chávez”, mas, em sua impossibilidade, vigora como premiada a caricatura “O Santo Dumont”.


    Demais questões levantadas foram consideradas irrelevantes.

    .

    Marcadores:

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER