Salão Carioca: Deu no Globo
Salão Carioca de Humor completa 18 anos maior do que nunca
RIO - O mais importante evento de desenho e artes gráficas da América Latina, o Salão Carioca de Humor chega nesta terça-feira a sua 18ª edição maior do que nunca. Além de mostrar os 45 trabalhos de novos talentos premiados pelo salão e homenagear com exposições Ziraldo e Nani, dois grandes nomes do desenho brasileiro, o evento sai do limites dos gráficos e aposta no humor também nos palcos, com a segunda edição do Festival de Esquetes e com a criação do Off Besteirol Tribute, uma homenagem à comédia.
(confira a programação do festival)
O 18º Salão Carioca de Humor acontece até o dia 30 de abril em sua sede, na Casa de Cultura Laura Alvim, e no Centro Cultural dos Correios, que abriga a partir da quinta-feira a exposição "Jubileu do Ziraldo: 75 anos de um menino feliz", , que faz um balanço dos mais de 50 anos de trabalho do quadrinista, cartunista e escritor, que completa 75 anos em outubro.
Na Casa de Cultura Laura Alvim, outro mestre do humor brasileiro, Nani, também é homenageado, com a exposição "Nani, de Esmeraldas para o mundo", com cerca de cem charges, cartuns e quadrinhos. Ao lado da retrospectiva dos 40 anos de carreira do artista está a mostra "Premiados do Salão", com 45 trabalhos divididos nas categorias charge, cartum, caricatura e quadrinhos
O teatro e a música também têm vez na programação do evento com onze espetáculos de teatro e humor, o Off Besteirol Tribute, além da segunda edição do Festival de Esquetes de Humor e shows musicais - e bem humorados, claro - dos irmãos Caruso, do grupo Brasov, e da banda Os Optimistas.
O Off Besteirol Tribute contará com três noites temáticas: "B de besteirol", "Besteirol em dó maior" e "Besteirol, a tragédia", com trechos de comédias que marcaram época, como "Quem tem medo de Itala Fausta?" e "Pedra, a tragédia", e sucessos do palco mais atuais, como "Os suburbanos" e "Dá um jeitinho aí". Nomes como Fernanda Montenegro, Alexandra Richter, Cissa Guimarães, Heloísa Perrissé, Aloísio de Abreu, Luis Salem e Miguel Falabella confiramaram presença no evento.
Este ano, o Festival Carioca de Esquetes conta com uma novidade: o Troféu Oscarito - feito a partir de uma caricatura de Ziraldo - que será entregue para os primeiros colocados nas categorias de melhor ator, atriz, texto e direção.
Dos 212 textos inscritos para o festival, 32 foram selecionados e serão apresentados em quatro noites. No dia 19 será a grande final. Entre os concorrentes, estão desde veteranos com Benvindo Siqueira, Carla Faour e Fábio Porchat a novos talentos do teatro de humor.
Cartazes, cartuns e caricaturas de Ziraldo também estarão expostas durante o Salão.
XVIII SALÃO CARIOCA DE HUMOR Casa de Cultura Laura Alvim: Av. Vieira Souto 176, Ipanema — 2267-1647. Diariamente, do meio-dia às 22h. Entrada franca.
JUBILEU DO ZIRALDO: 75 ANOS DE UM MENINO FELIZ Centro Cultural dos Correios: Rua Visconde de Itaboraí 20, Centro - 2503-8104. Horário de funcionamento: de terça-feira a domingo, das 12 às 19h. De 8 de março a 30 de abril. Entrada Franca.
NANI, DE ESMERALDAS PARA O MUNDO Casa de Cultura Laura Alvim: Av. Vieira Souto 176, Ipanema - 2267-1647. Horário de funcionamento: todos os dias, das 12h às 22h. De 07 de março a 30 de abril. Entrada franca.
SALÃO DOS PREMIADOS Casa de Cultura Laura Alvim: Av. Vieira Souto 176, Ipanema - 2267-1647. De 7 de marco a 30 de abril. Entrada franca.
II FESTIVAL CARIOCA DE ESQUETES DE HUMOR Casa de Cultura Laura Alvim - Teatro Laura Alvim: Av. Vieira Souto 176, Ipanema - 2267-1647. Dias 12, 13, 14 e 15 de março. Final do Festival: dia 19 de março. Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia).
Marcadores: salao carioca