O cenário visto da ilha...
Eu tava achando estranho...
Eleição no Brasil morna, sem interesse? No país onde presidentes renunciam, são derrubados, dão tiro no peito, morrem de infecção antes de assumir o cargo? No pais do Cacareco e do Macaco Tião?
Agora retornamos ao normal brasileiro, escandalos, dossies, acusações de lado a lado, sujeiras nos bastidores, de repente temos assunto, o debate-chuchu apimentado com os pepinos e abacaxis...
A reação inicial das pessoas sensatas foi a de considerar o caso compra-de-dossier-contra-Serra uma armação para prejudicar Lula na reta final das eleições. Sensatas e escaldadas de tantas contra-articulações nas sombras densas e fétidas da política brasileira.
A sensatez é artigo que se esvai, assim como esperança (e, parece, inteligência.)
Não há limites, não ha poço com fundo nem tunel com luz ou fim.
Não é possível que haja pessoas tão burras, tacanhas, deslumbradas ou desescrupalizadas, que cometem sandices como essa?
A cada merda que surge boiando
(merda no sentido do conteudo mas tambem da forma, o de fazer merda, fazer de maneira mal feita)
duvidamos da realidade
mas os horizontes dos roteiristas que escrevem o nosso dia a dia são infinitos.
Aliás, parabens aos nossos escritores, não só pelas tramas do roteiro como pela imaginação na hora de batizar os personagens: Gedimar, Aldebaran, , Freud, são os Francelinos e Delúbios da hora.
Mais para trapalhada do que para armação, mais para comédia do que thriller político. Mas nenhum desses filmes vale o preço do ingresso que estamos pagando....
Discute-se no cerne da crise a participação direta ou não de Lula na tramas.
Independente disto, consolidam-se as impressões passadas pelo acúmulo dessas situações: estarrece a corja com a qual Lula se cercou.
Mais: essas coisas vicejam devido a um clima que Lula permitiu prosperar e que deve até ter incentivado.
Mas o poder, sob um microscópio, exibe seres esdruxulos, os energúmenos e os ladrazes que o cercam. Qualquer poder. A vertente sindicalista que se encastelou no palácio petista convive com os idealistas que venderam seus ideais e enquanto isso a caravana e o tempo passam....