This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)

  • Vislumbres

    Powered by Blogger

    Fragmentos de textos e imagens catadas nesta tela, capturadas desta web, varridas de jornais, revistas, livros, sons, filtradas pelos olhos e ouvidos e escorrendo pelos dedos para serem derramadas sobre as teclas... e viverem eterna e instanta neamente num logradouro digital. Desagua douro de pensa mentos.


    quinta-feira, janeiro 06, 2005



    No decorrer deste blog0news idolos artisticos ou pessoas que admiro foram passando
    falecendo e publico fotos, homenagens, textos
    marcando essas passagens.

    Mas fiquei sem saber o que fazer
    ou o que ou como escrever
    com a noticia da morte durante uma operação de seis pontes de safena
    de um grande grande grande idolo
    um mestre que acompanho desde criança
    quando descobri que um heroi mesmo super pode ser gente
    e que suas historias podem ser muito humanas
    e que ao serem desenhadas podem nos arrebatar pelas ousadias visuais.

    E quando este ídolo é alguem que voceh conheceu pessoalmente?

    Em 1991 era pouco comum - aliás, nada comum - que os grandes artistas do traço viessem ao Brasil. Por isto soou como delirio nossa pretensao de trazer para a primeira Bienal Internacional de Quadrinhos ninguem menos que o maior de todos: Will Eisner.
    Mas afinal toda essa idéia de fazer uma Bienal de HQ, em proporções monstruosas, tratando quadrinhos como arte, em museus, e como grande evento cultural mexendo com toda a cidade do Rio, era um imenso delírio. Só mesmo os malucos da Ayuri...

    As negociações foram complexas. Ao fim, valendo-se muito da amizade de Eisner com Álvaro de Moya, o criador do Spirit fez um dos cartazes do evento, veio ao Rio, fez palestras, e uma sessao de autógrafos de horas e horas e filas que vazavam Fundição Progresso afora. Foi emocionante para mim traduzir a apresentação de Will Eisner no palco da Fundição. Mais emocionante ainda deve ter sido para o Mutarelli receber de suas mãos o premio como grande vencedor daquela Bienal (época de Transubstanciação, lembram?)

    O sucesso da Bienal foi tamanha e Eisner se emocionou tanto com a recepção que esta relação com ele perdurou e foi se acentuando. Trocamos correspondencias pelos anos, estive em sua casa na Florida, conheci a Ann... Ele voltaria outras vezes ao Brasil - me lembro de uma noite mágica na casa de Marisa Furtado - que produziu o excelente documentário sobre ele, cheio de cenários que se mexiam - onde à guisa de uma entrevista para Bundas passou horas contando histórias.

    Bem, agora isto é passado, permanece entre nós seu Espírito e a arte que conferiu ao meio dos quadrinhos. A noção de que poderia ser literatura e vendido inclusive em formato de livros. Pensei em públicar no blog0news coisas dessa entrevista ao Bundas mas as revistas estão em Paquetá e estou no Rio direto trabalhando na arregimentação de obras para o Salão Carioca. Mas assim que voltar para a Ilha vou manusear e começar a reler minha coleção (completa) de histórias do Spirit.


    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER