A imagem-logotipo do Salao Carioca
Tenho ilustrado estas primeiras notas aqui sobre o XVI Salao Carioca de Humor com este desenho do Jaguar.
O motivo disto está na nota que escrevi para a imprensa sobre o Jaguar alado montado num Sig.
"A imagem que vai identificar o Salão Carioca deste ano está genial!!
A cada edição do Salão Carioca, o artista homenageado daquele ano cria um desenho que será a identidade visual daquele evento, realizando uma variação, dentro de seu estilo pessoal, do logotipo oficial da Casa de Cultura Laura Alvim (a sede do evento).
O simbolo da Casa de Cultura Laura Alvim é um anjinho (referencia aos tres anjos esculpidos na entrada da residencia de Laura Alvim e que continuam hoje na entrada do centro cultural). Este querubim cavalga um grinfo (um ser alado mitologico).
O anjinho já se transformou num mascote do Salão Carioca. Virou folião quando o tema foi Carnaval, jogador camisa dez quando o tema foi Futebol, índio aos 500 anos do Descobrimento e até um diabinho quando o tema foi Mulher.
No ano passado - sendo o tema a Política - Chico Caruso transmutou-o num Lula cavalgando o abacaxi que teria que descascar ao assumir o governo.
Este ano Jaguar, o homenageado do XVI Salão, com sua irreverência característica, colocou a si próprio, com um saboroso copo de chope na mão, montado no Sig, o rato mascote do Pasquim nos anos 70 e 80 e personagem-simbolo do Jaguar.
Resultado: o Salão Carioca de Humor jã começou de forma muito engraçada!
E vem muito mais por aí!!! "
Então tá. Vejam agora o rascunho do Jaguar para o desenho final acima: