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  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)


  • sexta-feira, junho 18, 2004


    Cinemax - Prisoner of Paradise - 22:00


    Mesmo quem, como eu, se interessa pelas historias da II Guerra Mundial, acaba sempre encontrando algum drama que nao conhecia entre o lodacal deste periodo intenso da Historia da Humanidade. Este eh um deles. E eh contado neste filme de forma magistral.

    Quando comecaram a chegar relatos no Exterior sobre as atrocidades que se vinha cometendo em campos de concentracao alemaes, alguns organismos internacionais se mexeram (ou por comocao ou pra mostrar servico) e resolveram ir la verificar o que andava acontecendo. O Governo Nazista da Alemanha decidiu receber a Cruz Vermelha, entao, e mostrar para o mundo que aquilo que chamavam de “campos da morte” eram apenas locais onde reuniam os judeus, para sua propria protecao, que viviam ali felizes num clima de criatividade artistica. Para isso escolheram o campo de Theresienstadt.

    Montou-se ali uma farsa de proporcoes estonteantes. Nem Patopolis pareceria um lugar tao tranquilo e feliz. Orquestras de camara tocavam concertos no coreto da praca principal. Jovens debatiam em grupos de leitura e estudos. Por esse unico dia da visita inspecional. No instante seguinte, o retorno aa realidade dos campos. Uma cena desse filme ilustra isto: crianças, nitidamente passando fome ha meses, recitam para os visitantes como nao aguentam mais comer sardinhas, de tanto que estao se empanturrando com as sardinhadas oferecidas pelos bondosos germanicos.

    Mas o documentario eh a historia incrivel e emblematica de Kurt Gerron.
    Famosissimo performer alemao, contracenou com Marlene Dietrich em O Anjo Azul e foi o primeiro a cantar no teatro o tema Mack the Knife de Kurt Weill e Bertold Brecht. Imaginou que sua fama o preservaria da caca aos judeus e recusou-se a partir com Peter Lorre e Billy Wilder para a America porque nao tinham lhe arranjado passagem de primeira classe.

    Preso e degradado nos campos, agarra-se aa oportunidade de montar espetaculos de vaudeville para seus algozes. E acaba por dirigir o documentario que seguiria para o mundo convencendo a plateia internacionais de que os judeus estavam sendo bem tratados em seus locais de confinamento: o filme Theresienstdt, the Fuhrer gives a City to the Jews. A montagem das cenas de felicidade em meio aa miseria depressiva do campo eh de arrepiar.

    Alem do levantamento historico, alem da biografia de insolito personagem, este filme eh um tratado sobre a necessidade do criador fazer Arte nao importa como, dentro de quaisquer circunstancias.

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