This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)


  • sábado, maio 15, 2004


    CITAÇÃO DE HOJE

    A tortura e humilhação de prisioneiros de guerra não é surpreendente em si mesma. Ocorre em cada guerra, de ambos os lados. A selvageria, afinal, é a propria linguagem da guerra, transformando alguns combatentes em vingadores ferais e levando outros a descartar normas civilizadas e aquiescer em tais atos. Enviamos soldados para materem os outros, e portanto, em certa medida, aceitamos tacitamente que coisas vis podem ocasionalmente vir a acontecer.

    O que torna este escândalo de tortura diferente - o que faz dele um terremoto para o nosso governo ao inves de um ligeiro tremor - é que chega depois de uma longa série desanimante de outras revelações mostrando que esta guerra foi construída sobre um alicerce de artimanhas sugerindo uma grave ameaça à nossa segurança nacional. Talvez como justificativa dessas premissas falsas, Presidente Bush, um cristão evangélico renascido, falou várias vezes ao público americano e ao mundo que foi a mão do "Todo-Poderoso" que o guiou para liderar nossas tropas na batalha para liberar o povo iraquiano de uma ditadura brutal que fizera da tortura uma política de Estado.

    (...)

    Sob uma presidência mais verdadeira, as revelações de torturas teriam sido um golpe menos profundo na estatura da nação Este escândalo, porém, mostrou por todo o mundo as feridas da América - pois a arrogância de Washington alienou nações até então amigas e porque as imagens da prisão contrapõem-se tanto às palavras e alegações elevadas do presidente. "Tortura" e "Todo-Poderoso" não combinam.

    Esta pode ser uma presidência se desfiando: ficando cada vez mais nu ao perder suas roupas.


    i Sydney Schanberg
    "As Lições Dolorosas de Abu Ghraib


    Como queríamos demonstrar neste post
    a respeito da especificidade simbólica destas torturas.

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER