This site will look much better in a browser that supports web standards, but it is accessible to any browser or Internet device.



blog0news


  • O BRASIL EH O QUE ME ENVENENA MAS EH O QUE ME CURA (LUIZ ANTONIO SIMAS)


  • quarta-feira, novembro 26, 2003


    CITAÇÃO DE HOJE

    Há muita ignorância e distorção sobre o mundo árabe. Dizem, por exemplo, que os árabes não tem a mais vaga idéia do que seja democracia, que eles abraçam uma cultura da violência, que desistiram de manifestar-se sob regimes que os controlam ferreamente. Tudo isso é um acúmulo de tolices.

    Comecemos por uma das instituições-chave da sociedade civil, que é a imprensa. Pois eu diria que em alguns sentidos as idéias circulam de maneira mais ampla no Oriente Médio, inclusive em países com censura fortre como o Egito e a Jordânia, do que nos Estados Unidos. Você pode, se quiser, comprar um jornal do Partido Comunista numa esquina de Amã ou no Cairo - e isso é absolutamente impossível nos EUA. Todo tipo de opinião é transmitido por satélite. Veja o caso da rede de televisão Al Jazeera. Ali falam liberais e maoístas, islâmicos e anti-islâmicos, gente de todas as frentes. Isso não acontece na CNN ouna Fox News.

    Em segundo lugar, os regimes linha dura se mantém num estado de tensão constante com movimentos de direitos civis, movimentos femininos, ONGse instituições representativas dos mais diversos tipos.

    A propaganda faz os árabes parecerem todos selvagens e atrasados, mas isso é mentira. Compor uma representação mais refinada do que seja o mundo árabe é uma tarefa urgente para os ocidentais.


    - Edward Said

    0 Comentários:

    Postar um comentário

    Assinar Postar comentários [Atom]

    << Home


    e o blog0news continua…
    visite a lista de arquivos na coluna da esquerda
    para passear pelos posts passados


    Mas uso mesmo é o

    ESTATÍSTICAS SITEMETER