OS MISTÉRIOS DO UNIVERSO
Tem coisas sobre as quais fico embatucando por horas...
Esta foto, este caso, por exemplo.
O incendio na California. As chamas dizimaram todas as casas e quase todos os jardins deste bairro. Mas uma casa - e seu gramado - permaneceu intocado pelo fogo.
Por que nada aconteceu a esta casa?
Como devem ficar seus moradores, em pé sobre a grama verde, olhando em volta e vendo tudo o mais destruído, e sua casa em pé?
E as pessoas que moravam logo ali ao ladinho?
Certa vez na Amerika vinha vindo um tornado em minha direção.
Fomos todos às pressas para o basement da casa, que felizmente era amplo, cheio de móveis e tal - eu dormia nesse porão - que cobria a extensão da casa.
Mas ficou um lugar pequeno e de medo, no escuro, todos ajuntados num canto, ouvindo noticias pelo radio de pilha. Era de dia e ficou tudo escuro como noite.
O vento uivava que era uma coisa tenebrosa. A gente morava afastado da cidade, in the woods, num área de floresta. Ouvia-se os guinchos de arvores sendo arrancadas, o rugido de terra despedaçando, os baques de objetos paredes e telhados chocando. Vindo cada vez mais perto.
A casa acima de nós tremia como vara verde ao vento. Janelas estouravam ao longe como bombas de estilhaços. O vento urrava possesso.
Quando saímos de nosso abrigo as casas e o mato do outro lado da estradinha - Sun Hill Road - estava tudo destruído. Do nosso lado da estrada muito mato caira mas as casas estavam de pé.
Voltando à foto: tornado anda em linha reta, embora com movimentos erráticos. Fogo não. Fogo lambe. E até furacao tem olho. Como as chamas deram a volta?