
A dica de hoje também é uma afinidade eletiva:
Rio de Jano
em exibição no Odeon sexta às 17:00.
em exibição no Odeon sexta às 17:00.
O documentário é sobre o desenhista Jano mas também sobre o Rio de Janeiro visto por um artista, um olhar de estrangeiro mas envolvido com a cidade. Jano é um dos quadrinhistas mais famosos do mundo (é francês) e viaja pelo planeta com seus Cadernos de Viagens desenhando países e povos. Mas assim: ele mora num lugar. Conhece as gentes. Prefere desenhar as pessoas vivendo (trabalhando, se divertindo...) do que as paisagens dos postais.

O filme passeia com Jano pelos lugares que ele frequentou durante sua última estadia no Rio, da Vila Mimosa a Madureira ao Maracanã, de uma roda de choro no São Carlos a caminhadas por Paquetá. Direção de Zé José (do Caderno 2 do Globo) + Anna Azevedo + Renata Baldi. Fotografia de Mário Carneiro, câmera seminal da história do cinema brasileiro.
E mais um projeto da Casa 21 de Roberto Ribeiro, com quem fizemos tantas bienais de quadrinhos, recém-chegado do Festival de Quadrinhos em BH que juntou Matoti, Loustal, David Lloyd e Marcello Gaú de uma vez só (entre outros, entre outros).
ps. Se 17:00 for muito em cima, tenho outra dica que corre por fora das badalações: 21:30 na sala da Baden Powell - The Double Dutch Divas e Faces of Change.
O primeiro é docu sobre a fascinante brincadeira de rua de NY - dança de pular corda - através de tres gerações de mulheres e o segundo são pessoas de cinco continentes mostrando imagens dos lugares onde vivem,