ALCA SELTZER, UM TEMA EFERVESCENTE
Os representantes brasileiros mandaram bem, mas muito bem, no encontro de Trinidad-Tobago pra discutir a formação da Alca. Peitaram os EUA. Bateram os pes. Negociaram duro.
Nossas cabeças colonizadas aqui no Brasil tremeram nas bases com as possibilidades do Império ter ficado melindrado e e responder com represálias que podem afetar não só a economia do país como suas próprias economias. Setores entreguistas de nossa imprensa (que abrangem quase toda a imprensa, aliás) caíram de pau nas atitudes de nossos diplomatas atrevidos e irresponsáveis que cometeram tais temeridades.
Para eles no mínimo o Brasil foi longe demais e ficou isolado com relação ao resto da América Latina, que segundo eles está louca pra entrar nessa boca de Alca. Não é verdade, pois vários países estão apoiando as posições brasileiras. Este é apenas um exemplo das distorções.
Focos principais desse alarmismo estão na coluna diária de Merval Pereira em O Globo, e na edição desta semana da bíblia dos reacionários a revista Veja.
Aí fico pensando... se já criam tanta onda em torno de uma questão suscitada além-mar, ligada à política externa, imaginem se Lula realmente adotasse alguma posição firme & transformativa em defesa do povo & país e contrariando os interesses dessa elite? A casa caía!