BOATARIA
Bob Woodward, um jornalista sério, confirma a história de que o Império teria obtido a localização de Saddam, Uday & Qusay (filhos) num bunker na parte sul de Bagdá e por isso os bombardeios foram poucos e localizados, inicialmente, numa tentativa de cortar a guerra pela cabeça..
Se um dos três foi atingido ou não, é outra história.
O local foi arrasado mas pode ser que tenham conseguido sair ilesos.
Pode ser que nem estivessem lá e tenha sido uma dica plantada.
A discussão do dia tem sido o vídeo onde Saddam aparece tranqüilo, embora cansado, discutindo os bombardeios da madrugada. Um alemão especialista em Saddam e seus dubles afirma que no vídeo aparece o próprio, Uma amante de Saddam por anos, agora nos EUA, diz que não é o Saddam.
Outra hipótese é o vídeo ter sido pré-gravado (no que acredito).
Mas as informações vem e vão num campo inteiramente minado. Não se sabe o que é fato ou boato ou propaganda.
Tem a história de que o temido (e terrível) Uday tenha sofrido hemorragia cerebral ao ser agredido por um soldado curdo. O soldado teria sido tão insultado e humilhado por Uday perante seus companheiros de tropa que avançou e cobriu Uday de porrada. Teria sido morto imediatamente, é claro.
A própria teoria de que os EUA estariam amenizando os bombardeios inicialmente previstos enquanto negociam secretamente com elementos da guarda republicana
que se entregariam enfraquecendo o governo do inimigo
essa própria teoria tem sua cotrateoria na versão de que esses guardas estariam fingindo o interesse com o objetivo de confundir e de ganhar tempo na guerra.